A DIDÁTICA E OS COMPONENTES DO PLANEJAMENTO
Resumo
A disciplina Didática da Educação Física tem, como um de seus principais objetivos, permitir a reflexão sobre os diferentes níveis de planejamento do processo de ensino-aprendizagem, bem como capacitar seus discentes a elaborar planos de aula. Para conseguir tal intento, é oferecida, de início, uma definição de planejamento que pressupõe que esse seja um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões visando atingir determinados objetivos. Falemos sobre esse “conjunto de decisões” que precisam ser preparadas por quem planeja.
A primeira é mais importante delas é a definição do objetivo a ser alcançado. Começa-se discutindo os objetivos porque todas as outras decisões posteriores dependem dessa. Definir os objetivos ou, de outro ponto de vista, determinar as habilidades que cada aluno precisa desenvolver é a tarefa primordial, uma vez que só assim o professor saberá os rumos de sua ação pedagógica. Saber pra onde se quer ir deve vir antes de saber como ir.
Definidas as habilidades a serem desenvolvidas, é hora de se pensar no conteúdo, hoje entendido como um meio para o desenvolvimento das habilidades. Quais conhecimentos meu aluno deve assimilar para que, por meio deles, meu aluno possa chegar onde determinei que ele chegasse? Esse conteúdo, para sua melhor compreensão, pode ser dividido em eixos temáticos e em temas, bem como abordados em forma de tópicos. Cabe ainda, para não robotizar o aluno com uma abordagem estritamente tecnicista, pensar cada conteúdo em suas naturezas procedimental, atitudinal e conceitual.
Em seguida, escolhe(m)-se o(s) método(s) de ensino, estratégia que permitirá ensinar o conteúdo para que, por meio desse conteúdo, o aluno possa desenvolver as habilidades que precisa ter para atuar na sociedade de forma autônoma, crítica e criativa. É comum que se use mais de um método de ensino num processo de ensino-aprendizagem. A esse conjunto de métodos damos o nome de metodologia. Parte importante dos métodos são os recursos requeridos para se colocar os métodos em prática.
Por fim, busca-se avaliar o processo de ensino-aprendizagem para saber se o professor ensinou de maneira adequada, se o aluno conseguiu desenvolver as habilidades esperadas, se o planejamento foi elaborado corretamente e se os recursos utilizados foram satisfatórios. Nesse momento, saber exatamente o que é a avaliação, sua função, o que deve ser avaliado e quem deve avaliar, quando e como avaliamos é fundamental. Ressalta-se a importância de compartilhar os resultados com todos os sujeitos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem. Só assim as falhas serão corrigidas e a proposta educativa poderá ser concretizada.