REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A APOSTILA COMO RECURSO DIDÁTICO

Guilherme Velloso

Resumo


Cada disciplina possui seu recorte epistemológico próprio, o que, na maior parte das vezes, impossibilita que seu conteúdo programático esteja concentrado numa ou noutra publicação oferecida pelo mercado editorial da área. Dessa forma, é no intuito de oferecer ao corpo discente um material que reúna todo o conteúdo a ser discutido em cada semestre que foram elaboradas as Apostilas de Curso.

Sua finalidade restringe-se a disponibilizar, para uso estritamente acadêmico, textos que foram elaborados visando facilitar o acesso aos conteúdos referentes a cada uma das disciplinas ministradas. Dessa forma, cada apostila traz uma série de conhecimentos sistematizados pelo professor e por outros autores, apresentando-os de forma didática. Vale frisar, contudo, que as informações contidas nesse material não encerram a riqueza da produção teórica da área, nem substituem o contato com as fontes bibliográficas originais.

Sugere-se que os discentes sejam incentivados a começar o quanto antes a montar uma biblioteca pessoal. Pequenos investimentos poderão resultar, no decorrer de anos, num variado acervo de obras que poderão lhes acompanhar por toda a sua vida profissional. Devido a isso, devem ser recomendados, especificamente, os títulos citados no decorrer dos textos disponibilizados na apostila, bem como os que constam na bibliografia disponível ao final de cada volume.

A apostila de cada disciplina vem, no início, com uma carta de apresentação, que expõe os objetivos do material e faz recomendações quanto a seu uso. Por exemplo, os discentes são orientados a ler os textos antes e depois das aulas, fazendo anotações e esquemas, lembrando também que todas as discussões realizadas em sala de aula serão objeto de avaliação, e que, portanto, não devem se restringir ao conteúdo oferecido na apostila. Os leitores e leitoras são incentivados a, caso não conheçam alguma palavra ou não se recordem de seu significado, buscar um dicionário. Condutas como essa os ajudarão a aumentar o vocabulário e contribuirão para a melhora da expressão escrita e falada.

Um sumário ajuda a encontrar os textos mais facilmente, nomeando-os e indicado sua página inicial. Cada texto diz respeito a uma aula, havendo, portanto, correspondência entre o número do texto e a sequência das aulas. Ao final de cada texto, os alunos são convidados a refletir sobre alguns pontos tratados no texto.

O roteiro de estudo, dividido em partes, é formado por um conjunto de perguntas referentes aos textos e serve como um exercício de fixação do conteúdo. A recomendação é que cada uma das partes do roteiro seja respondida após a aula que trata do respectivo tema.

As apostilas trazem também as diretrizes para a elaboração dos VTs. Dessa forma, os discentes recebem, no início do semestre, todas as orientações relacionadas à elaboração dos trabalhos.

Por fim, as referências oferecem sugestões de livros, revistas, sites e filmes que, de alguma forma, abordam o conteúdo das disciplinas, sendo uma rica contribuição para o alargamento das fontes e para a descoberta de novos pontos de vista.



ISSN 2179-1589

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