REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DO GESTOR COMO MEDIADOR

Elenice de Lourdes Corrêa, Cláudia das Graças Marques Teixeira

Resumo


RESUMO

 

Neste artigo pretende-se abordar o tema da gestão de conflitos, especialmente no que se refere as percepções dos gestores dentro de uma indústria de peças automotivas quanto aos conflitos vivenciados em suas atividades diárias, enfatizando a figura do gestor e observando como atuam na mediação dos conflitos. Após entrevistas e questionários aplicados aos seis gestores, a metodologia utilizada foi através do estudo descritivo e analítico através da estratégia qualitativa, por meio da analise de uma pesquisa de campo.

Através da análise, foram observadas as principais situações de conflito ligadas as execuções das tarefas diárias, estão relacionadas diretamente ao conflito funcional e ao conflito de relacionamento, segundo o autor Robbins (2010) o conflito funcional contribui para melhorar o desempenho do grupo, são formas funcionais e construtivas, já conflitos de relacionamento, são incompatíveis nas relações interpessoais, neste quesito os gestores acompanham e atuam para que haja um clima organizacional saudável para toda a equipe.

Observou-se também que o gestor utiliza-se de praticas adequadas para a mediação das situações de conflito apresentadas em sua equipe. Um dos diferenciais apresentados é o bom relacionamento e a boa comunicação entre gestores e analistas, apresentando um equilíbrio entre o falar e o ouvir, propiciando um bom clima organizacional.

Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar e investigar as percepções dos gestores diante dos conflitos no contexto organizacional que acontecem diariamente, dando ênfase ao papel do gestor na mediação dos conflitos.


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ISSN 2179-1589

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