REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS: IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS QUE MOTIVAM OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Cláudia Fonseca Braga, Angélica Aline Pereira de Souza, Gabrielle Christiane Evangelista Hilário

Resumo


Considerando a importância de investigar os fatores relacionados à motivação no ambiente escolar, o presente trabalho realizado por meio de revisões literárias, tem como objetivo analisar a motivação dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental, identificando os aspectos que motivam os alunos a participarem das práticas corporais na escola. Em síntese, conclui-se que a motivação dos alunos advém de fatores intrínsecos e extrínsecos. Ou seja, conteúdos novos e atraentes; o incentivo que recebem quando erram; o prazer que sentem ao realizar as atividades extraclasse e a interação com os colegas são as principais justificativas que motivam os alunos nas aulas de educação física. Por outro lado, os fatores desmotivacionais externos se destacaram sob os internos. Isto é, as críticas advindas dos colegas e por conseguinte, o sentimento negativo quando erram no objetivo proposto; as condições e a estrutura da escola; a falta de diálogo com o professor e certos conteúdos ministrados nas aulas são as principais razões que desmotivam os alunos durante as aulas. De fato, tanto fatores extrínsecos como intrínsecos podem transformar-se em um simples detalhe se o professor compreender os aspectos motivacionais nas aulas de educação física, assim, ampliando os conhecimentos do docente a respeito de assuntos relacionados à motivação e, por conseguinte, contribuindo não só para o planejamento das aulas como também alcançando sucesso nas práticas corporais conseguindo o maior número de seus participantes.

 


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ISSN 2179-1589

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