REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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O PROCESSO DA EMBRIOGÊNESE DA FECUNDAÇÃO AO NASCIMENTO

Flavia Herminia Oliveira Leite Miranda, Eva Zan Pereira, Maria Aparecida Ferreira Horta, Maria do Socorro Pacheco Pena

Resumo


O estudo da EMBRIOGÊNESE propicia a aquisição de conhecimento sobre a formação do ser humano e suas características próprias da evolução da espécie. A UNIVERSO BH como instituição de ensino superior busca formar profissionais formadores de opinião,atuantes no mercado de trabalho e capazes de intervir objetivando a transformação da sociedade, através do envolvimento da comunidade acadêmica em projetos que priorizam a integração social e a evolução do conhecimento científico agregando o ensino, a pesquisa e extensãoSob essa lógica,foi proposto e desenvolvido um trabalho de forma integrada ,através da disciplina Histologia e Embriologia, aplicada aos cursos da área de saúde, a saber:enfermagem, fisoterapia e nutrição. O trabalho realizado contemplou a temática embriogênese desde a fecundação até o nascimento, uma vez que a embriologia é fundamental para se entender a origem dos tecidos, órgãos e sistemas de um organismo,sendo assim, imprescindível para os cursos da área da saúde. Os objetivos deste trabalho foram desenvolver a prática da oratória aos acadêmicos do primeiro período, utilizar uma metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem,ampliar a visão do desenvolvimento humano através de atividades práticas, potencializar o processo do ensino e do aprendizado através de atividades lúdicas elaboradas pelos discentes do curso. O trabalho consistiu na apresentação oral das fases da embriogênese com o auxílio do documentário “A vida no ventre” que reuniu todos os acadêmicos que estavam inseridos nas disciplinas em questão.  Para realização da atividade a turma foi dividida em grupos e cada grupo ficou responsável por pesquisar na literatura as fases da embriogênese, conforme sorteio dos temas. O trabalho fez-se em duas etapas, a primeira consistiu em uma exposição oral de cada grupo na sala de aula através dos recursos tecnológicos: apresentação de Power point, maquete, esquemas, cartazes e banners, com tempo estimado em 15 minutos de explanação do tema, utilizando livros científicos como base de dados. A segunda etapa consistiu na apresentação de forma lúdica no Hall da UNIVERSO BH. Observou-se grande interação entre os acadêmicos dos diferentes cursos, que ampliaram a compreensão da disciplina enquanto componente curricular básico comum aos diferentes cursos, e necessário para a formação dos profissionais da área de saúde.Identificou-se um aprimoramento da oratória acadêmica durante as apresentações, além da compreensão e valorização da temática embriogênese. É necessário que os acadêmicos compreendam a importância dos trabalhos interdisciplinares e a construção conjunta do conhecimento.Destaca-se a importância do docente ao possibilitar formas diferenciadas de expressar seu saber, promovendo momentos significativos no desenvolvimento do conteúdo, incluindo o aluno enquanto protagonista nesse processo e já consciente da importância das ações multiprofissionais,através do conhecimento cientifico específico e coletivo, adquirido pelos profissionais de saúde durante sua formação acadêmica. 




ISSN 2179-1589

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