REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PRÁTICA EDUCATIVA NA ADMINISTRAÇÃO: USO DA DINÂMICA EM GRUPO PARA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS

Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães, Gideão José Pinto Oliveira

Resumo


O projeto desenvolvido no curso de Administração da Universo Belo Horizonte foi direcionado para reforçar e sedimentar a formação integral do aluno que hoje deve ser inserido no contexto social, científico e gestor do seu próprio desenvolvimento., por isso foi preciso que o foco fosse voltado ao ensino/aprendizagem de forma simular o ambiente e contexto vivenciado do dia a dia profissionalmente. O estudo ativo é por consequência uma postura do aluno e do professor frente ao conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria. Baseando-se nisso foram utilizadas dinâmicas que são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento. A utilização deste recurso de prática educativa teve a preocupação de envolver os alunos do 3º período da Administração em atividades semanais sempre buscando exemplificar a atuação e conceitos estudados, ampliando conhecimentos e descobrindo aplicações da administração de uma forma simplificada e prática. Neste trabalho as dinâmicas foram realizadas antes de cada atividade como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, foram organizadas para permitir aos alunos desenvolvessem habilidades de comunicação oral, liderança, iniciativa, empatia no grupo e permitir maior interação da teoria e prática. Houve no início uma explicação e motivação a fim de favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas e o envolvimento dos alunos no projeto, pois não existe ensino ativo sem o trabalho. O objetivo deste foi enriquecer a formação dos alunos construindo um conteúdo através de um processo sistemático, ordenado e progressivo mostrado através de situações mais fáceis de assimilação, pois retratam uma realidade mais presente ao aluno. As dinâmicas permitiram explicar e entender os processos vividos, desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão, ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. O projeto possibilitou trabalhar com os alunos as tensões que muitas vezes existem em trabalhos em grupo, descobrir com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas, a interação, comunicação, encontros e desencontros do grupo. Os exercícios interpelaram os alunos a pensar suas atitudes ampliando sua capacidade de escutar e observar. Ao final de cada encontro da oficina eram verificados os resultados através de mesa redonda e feedback dos alunos. Concluiu-se que o uso de dinâmicas conseguiu incorporar mais conhecimento e vivência aos participantes, torna o aprendizado mais dinâmico e motivador. O trabalho mostrou-se relevante pois a inserção de atividades interativas no contexto da aprendizagem, tornou a abordagem, de alguns assuntos e conceitos, mais palpável a realidade dos alunos o que propiciou um maior envolvimento do grupo. Com o uso das dinâmicas pode-se observar que os alunos conseguem através da vivência, uma participação mais ativa nas atividades e entendem com maior facilidade os objetivos propostos, além de sempre citarem que tiveram uma experiência para “vida”, ou seja, irão aplicar essas novas “concepções” em diferentes situações do dia-a-dia.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO