REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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Efetividade dos programas de Treinamento e Desenvolvimento

Alessandra Berbert Ferreira, Julio Cesar Afonso Boaventura

Resumo


O presente resumo apresenta ponderações acerca da efetividade e dos resultados obtidos com programas de Treinamento e Desenvolvimento, sem o foco simplista daqueles apenas quantitativos. Muitas empresas pressionam seu pessoal de Recursos Humanos no sentido de converter estes resultados em números mensuráveis, para até justificar os "custos" envolvidos. Um equívoco. A questão é muito mais densa e podemos constatar o despreparo de muitas empresas ao lidar com o tema.

 

Primeiro é preciso analisar se a Aprendizagem Organizacional está realmente incorporada aos valores e à cultura de uma empresa que almeja mudanças e melhoria contínua. Não se alcança isto fazendo sempre do mesmo. É preciso repensar a organização constantemente em torno dos rumos tomados ou impostos pelo mercado e contingências situacionais. Isto é impossível sem abertura ao aprendizado.

 

Segundo, é preciso superar a imediata e rasa análise das avaliações de "reação" sobre os programas de T&D ofertados, que muito pouco tem a dizer sobre impacto em resultados ou performance, o que normalmente disparou a demanda por ações educacionais. Guardadas as devidas proporções sobre os diversos objetivos de um programa de T&D, que vão desde domínio imediato de uma informação ou tecnologia, até mudança de comportamento pautada no longo prazo, a análise de resultados precisa ser um processo sistemático e amadurecido em torno destes programas. Como alcançar esta efetividade então?

 

Algumas questões se fazem importantes:

 - Os objetivos traçados estão suficientemente claros e coerentes com as necessidades da empresa/setor?

 - O conteúdo apreendido terá realmente aplicabilidade no dia-a-dia dos treinandos?

 - O conteúdo desenhado é significativo para a aprendizagem?

 - As pessoas estão motivadas a realizá-lo?

 - Há metodologia adequada para acompanhar os resultados?

 

São todas estas questões relevantes que devem ser corajosamente encaradas pelos especialistas e pelos demandantes de educação corporativa, para que a empresa tenha critérios consistentes de acompanhamento dos benefícios trazidos pelos programas de T&D, bem como das lacunas que ainda precisam ser tratadas para solidificar este importante campo da Gestão de Pessoas nas organizações.




ISSN 2179-1589

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