REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Ana Paula Diniz Arruda, Rodrigo Viana Gomes, Liza Dantas Noguchi, Eduardo Simões Pereira

Resumo


A formação do engenheiro requer o desenvolvimento de habilidades e competências para a resolução de problemas e demandas cada vez mais complexas. Repensar as práticas de ensino nos cursos de Engenharia e o enfoque das mesmas, tornou-se uma condição urgente e necessária. Na disciplina de Fontes Alternativas de Energia, optou-se pela utilização das chamadas metodologias ativas de ensino, que colocam o aluno em uma posição ativa e protagonista do seu aprendizado. As metodologias ativas de ensino utilizam diferentes recursos para promover situações de aprendizagens significativas para os estudantes. Na turma do primeiro semestre de 2017, utilizou-se uma metodologia ativa para o desenvolvimento de um bloco do conteúdo da disciplina. O primeiro bloco de conteúdo da disciplina trata do uso da energia pela humanidade ao longo dos tempos e a crise ambiental. Esse bloco trata da multiplicidade de relações e inter-relações para além da questão energética. Para trabalhar uma temática complexa, foi realizado um GD (Grupo de Discussão). A atividade aconteceu em três momentos distintos: 1) leitura prévia de um artigo cientifico indicado pela professora, associado a uma pesquisa individual sobre a temática. 2) Divisão da turma em grupos para discutir e responder as  questões propostas pela professora. Cada grupo teve um relator que com o auxilio dos colegas sistematizava e registrava as respostas do grupo. 3) Formação de um grupo maior com todos os alunos, identificando o relator de cada grupo. A professora passou a mediar o processo com o auxilio dos relatores discutindo as questões propostas e outras questões que emergiram na dinâmica do grupo. Para cada questão do artigo um grupo respondia e outro grupo comentava a resposta. Cabe ressaltar que os demais grupos após os comentários dos dois grupos iniciais, também participavam complementando e trazendo dados e informações das pesquisas realizadas sobre o assunto. A atividade mobilizou os alunos no sentido da leitura técnica científica, uma vez que o texto base para a atividade foi um artigo cientifico, além da habilidade de pesquisar, pois os alunos buscaram informações adicionais para a compreensão do tema. A formação de pequenos grupos mostrou-se interessante para integração dos alunos, além de exercitar a escrita, a escuta dos colegas, organização e sistematização de ideias, aspectos tão necessários na pratica profissional.




ISSN 2179-1589

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