REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O processo de hibridização na disciplina de Microbiologia: potencialidades e desafios

Ana Paula Diniz Arruda, Camila Pacheco Silveira Martins da Mata, Maria do Socorro Pena Pacheco, Alicia Del Carmen Parra Moura

Resumo


O presente relato discute possibilidades de utilização do ambiente virtual para o ensino na  área de saúde. Na disciplina de microbiologia do curso de Enfermagem da UNIVERSO/BH, iniciou-se no primeiro semestre de 2015, a utilização do ambiente virtual para a área da saúde. Tradicionalmente a disciplina de microbiologia faz uso de aulas teóricas e aulas práticas. A utilização do ambiente virtual trouxe um novo espaço e tempo para o ensino/aprendizado para professores e alunos. No ambiente virtual foram disponibilizados materiais complementares aos conteúdos ministrados nas aulas teóricas e práticas, permitindo ao aluno a possibilidade de ampliar a leitura sobre o que foi discutido nas aulas presenciais. Atividades com questões sobre o conteúdo foram propostas com o intuito de criar um momento para que o aluno exercitasse o que foi discutido nas aulas teóricas e práticas, esse aspecto tornou-se interessante, pois nem sempre nas aulas presenciais há tempo para a resolução de exercícios. Percebeu-se nas aulas presenciais durante o semestre que é necessário uma interação das aulas presenciais (teóricas e práticas) com o ambiente virtual, para incentivar o acesso dos alunos. A professora responsável pela disciplina nas aulas criou estratégias para que o aluno fizesse uso do material do ambiente virtual, uma das estratégias foi a resolução e entrega de uma atividade disponibilizada no ambiente virtual e a discussão de um artigo científico. As possibilidades no ambiente virtual são múltiplas e permitem ao professor criar uma dimensão para além das aulas presenciais, contudo torna-se necessário discutir com os alunos como utilizar o ambiente virtual e aproveitar as suas potencialidades. Cabe ressaltar que o professor também deve procurar se inteirar do que é disponibilizado no ambiente virtual, acompanhando o que o tutor da disciplina disponibiliza e discutindo a realidade local. Esse movimento entre a sala de aula, laboratório e o ambiente virtual, cria uma rede interações e construções na disciplina. Essa experiência de uma disciplina hibrida, com aulas presenciais e aulas no ambiente virtual traz desafios para os docentes, no sentido da construção de um novo espaço de ensino /aprendizagem que deve ser utilizado em diferentes áreas do conhecimento.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO