REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A UTILIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS PARA O ENSINO DE BIOESTATÍSTICA

Ana Paula Diniz Arruda, Constantino Veríssimo dos Santos Filho, Alicia Del Carmen Parra Mora, Maria Aparecida Horta

Resumo


O presente resumo traz um relato sobre a utilização de infográficos para o ensino de bioestatística nos cursos de graduação de: Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. A utilização de diferentes ferramentas e estratégias de ensino/aprendizagem é necessária para auxiliar ao aluno na compreensão e aplicação do conhecimento técnico científico em diferentes disciplinas, sobretudo naquelas onde os alunos apresentem dificuldades no aprendizado. O ensino da bioestatística traz muitos desafios para os docentes, pois trata-se de uma disciplina que envolve cálculos e conceitos que nem sempre são compreendidos pelos alunos utilizando metodologias de ensino tradicionais. Considerando os aspectos citados anteriormente, foi proposto para os alunos um trabalho de coleta de dados e posterior tabulação dos mesmos. Cada grupo dentro do seu campo de conhecimento escolheu um tema e assunto a ser pesquisado, elaborou-se um questionário com auxilio dos docentes para posterior aplicação. Após a coleta de dados e aplicação da estatística descritiva, seguiu-se a apresentação dos dados. Buscou-se uma forma de apresentação que não se limitasse ao tradicional power point, sendo o infográfico escolhido como estratégia de apresentação da pesquisa realizada. Ressalta-se que a apresentação e a divulgação dos achados encontrados em uma pesquisa são etapas importantes na construção do conhecimento científico, portanto exercitar esses aspectos nos cursos de graduação é fundamental. O infográfico pode ser entendido como uma maneira de apresentar um assunto, utilizando gráficos, tabelas, medidas de estatísticas, desenhos e imagens. Existem diferentes ferramentas gratuitas disponíveis na web como: Visme, Piktochart, Google Charts e Canva.com. Os docentes indicaram algumas ferramentas para a construção do infográfico e cada grupo de alunos escolheu a ferramenta que achou mais adequada para apresentar os dados. O trabalho de realizado não se limitou a uma coleta de dados, mas mobilizou os grupos de alunos a utilizarem ferramentas disponíveis na Web para apresentar os dados de uma forma atrativa e singular, pois cada infográfico produzido ilustrava a pesquisa realizada pelos alunos. Torna-se necessário que disciplinas como a bioestatística utilizem diferentes ferramentas no processo de ensino/aprendizagem que sejam mais atrativas para os alunos e permitam exercitar a criatividade dos mesmos.




ISSN 2179-1589

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