REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DO ALUNO

EVA ZAN PEREIRA, Alícia Del carmen Parra Mora, Flávia Hermínia Oliveira Miranda Leite, Reane Fonseca Martins

Resumo


Da formação acadêmica fazem parte tanto o Ensino quanto a Pesquisa e a Extensão. O Ensino não sobrevive sem a necessária ligação com os outros dois aspectos supra citados. A pesquisa investiga, reflete e debate sobre diversos aspectos correspondentes à área de formação, permitindo um processo de construção e reconstrução contínuo. Porém o conhecimento elaborado na Universidade não é o único, existem outras formas de construir conhecimentos, podem ser a partir de um contato direto com a realidade e ou do contato com diferentes segmentos sociais. Dessa forma as atividades de Extensão são articuladoras tanto da Pesquisa quanto do Ensino e possibilitam a convivência com grupos alijados de participação real nos processos sociais. As atividades de Extensão assumem essa nova postura, segundo a literatura na área, considerando-se que ela é indissociável do Ensino e da Pesquisa, é destinada a articular o saber científico e o saber popular, perdendo o caráter assistencialista, assumindo-se como trabalho social, instrumento de democratização, autonomia universitária e de ação transformadora. A realização das atividades de Extensão é um caminhar coletivo e cooperativo, com interlocução entre profissionais, alunos e parceiros externos à Universidade, em busca de uma ação mais cidadã para superar as situações de desigualdade e de exclusão existentes no nosso pais. Nesse sentido, as ações de Extensão sob forma de projetos – programas ou atividades estão voltadas para o desenvolvimento não só do aluno, mas do país, para a melhoria da qualidade de vida da população e a busca da cidadania, bem como têm a preocupação de fazer dos movimentos extensionistas instâncias a partir dos quais se possa sempre repensar os cursos de graduação e promover a melhoria contínua dos seus projetos político-pedagógicos, nos levando dessa forma a pensar o VT INTERCURSO. Nessa nova perspectiva a população deixa de ser apenas receptora e passa a assumir o papel de redimensionadora do próprio conhecimento. A realização das atividades de Extensão é um caminhar coletivo e cooperativo, com interlocução entre profissionais, alunos e parceiros externos à Universidade, em busca de uma ação mais cidadã para superar as situações de desigualdade e de exclusão existentes no nosso pais.




ISSN 2179-1589

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