ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: elaboração de um material didático utilizando imagens e textos com base na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia
Resumo
O uso de recursos multimídia é fundamental no ensino de Anatomia Humana, pois, trata-se de uma ciência de forte contexto visual que exige dos alunos um grande esforço para o entendimento de uma variedade de conceitos e significados complexos e muitas vezes abstratos. No presente trabalho foi desenvolvido um material didático sobre o esquema da grande circulação ou circulação sistêmica e da pequena circulação ou circulação pulmonar, apoiado em pesquisas da área da psicologia cognitiva e da neurociência cognitiva, principalmente na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer, Sweller e outros autores. Assim, foi produzido um material constituído de imagens e texto escrito, aplicando-se os princípios da TCAM de sequência figura-texto, de contiguidade espacial, de coerência e de sinalização. O material multimodal elaborado permitiu concluir que a observação dos princípios da TCAM, especialmente para alunos com baixo conhecimento prévio, diminui a sobrecarga cognitiva, facilita a entrada e organização das informações na memória operacional e facilita a construção de modelos e esquemas mentais contribuindo assim para uma aprendizagem efetiva.