REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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TRABALHO INTERDISCIPLINAR: JÚRI SIMULADO- TURMA M1: CRÔNICA DE UMA VIDA DE MULHER

Liciane Faria Traverso Gonçalves, Carla Cristina Campos Ribeiro de Moura, Caroline Hoffmann Britto, Antônio Augusto Nogueira Matias

Resumo


Os alunos ingressantes no curso de direito, turma M1, realizaram dois Júris Simulados, como trabalho interdisciplinar, das disciplinas de Introdução ao Direito, Ciência Política, Linguagem e Argumentação Jurídica e Filosofia do Direito. Para tanto, a professora de Linguagem e Argumentação Jurídica apresentou-lhes a obra "Crônica de uma vida de mulher" e solicitou que os mesmos utilizassem a história em tela como base para a simulação de um Júri. Ademais, a professora de Introdução ao Direito ensinou-lhes as noções básicas de direito penal e de direito processual penal do direito positivo brasileiro para que o alunos pudessem ter subsídios jurídicos para o desenvolvimento deste trabalho simulado. Destaca-se que todos os professores envolvidos reforçaram a importância dos alunos utilizarem os conhecimentos teóricos de suas respectivas disciplinas para as argumentações e fundamentações de suas respectivas teses. Ressalta-se, também, que a turma fora dividida em dois grandes grupos e, assim, cada grupo ficou responsável em simular o julgamento do homicídio da obra em tela. Os grupos desenvolveram seus respectivos roteiros e distribuíram os papéis aos integrantes, bem como explanaram as linhas de acusação e/ou defesa, por meio de pesquisas de campo, entrevistas com profissionais da área, além dos aportes teóricos das disciplinas envolvidas. Discutiram inúmeras vezes as possibilidades das teses que iriam utilizar na simulação e, com isso, a argumentação jurídica e o raciocínio jurídico, indispensáveis ao operador do direito, foi contundentemente praticado. Por fim, desenvolveram a capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do Direito, aliada ao raciocínio lógico; Despertaram para a necessidade de permanente atualização e busca pelo conhecimento para a formação diferenciada e atuação não só simulada, como este trabalho, mas, sobretudo, para a atuação na realidade de um jurista.

 




ISSN 2179-1589

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