O USO DA PESQUISA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE BIOESTATÍSTICA
Resumo
A disciplina de Bioestatística é ministrada nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia e possui um censo comum entre os estudantes que iniciam o contato com esta disciplina, que é o medo e o preconceito em relação à ligação imediata estabelecida com a matemática. No intuito de demonstrar as contribuições dos conceitos inerentes a bioestatística no dia a dia do acadêmico, bem como na sua formação, os professores responsáveis pela disciplina elaboraram uma atividade de pesquisa, para que os alunos tivessem a oportunidade de aplicar os conceitos que apropriaram durante as aulas numa simulação de pesquisa científica. Antes da realização da pesquisa propriamente dita os professores realizaram debates em sala sobre o significado de pesquisa científica e a ética envolvida neste processo. À partir dessa discussão foi possibilitado aos alunos a escolha de um tema que julgassem relevantes para seu curso e para eles mesmos. Posteriormente foi criado um questionário, proposto pelos alunos e discutido com os professores, que foi aplicado posteriormente pelos alunos, aos seus colegas na Universidade Salgado de Oliveira campus Belo Horizonte. Os dados coletados foram transformados em gráficos, tabelas e medidas estatísticas e estabelecido o processo de inferência, sendo apresentado em sala de aula na forma de seminário. Após a apresentação dos seminários foi realizada uma roda de discussão sobre a contribuição desse tipo de atividade na percepção que os mesmos passaram a ter sobre a disciplina de Bioestatística.A atividade não retirou as deficiências conceituais que os estudantes possuem com a matemática, mas ressignificou a percepção da importância da utilização dessa ferramenta na construção do conhecimento durante a sua caminhada acadêmica, bem como na sua vida profissional.