REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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A importância da pesquisa no curso de Direito

Carlos Frederico Saraiva Vasconcelos, Alfredo Emanuel Oliveira

Resumo


O tema em questão é de grande complexidade e tem sido abordado de modo consistente e reiterado nos cursos de Direito. Em razão da pertinência foi abordado em palestra para as turmas do curso de direito de metodologia da pesquisa jurídica e orientações metodológicas para TCC.  Tratar ou falar de pesquisa remete à definição do próprio papel das universidades que como centros de propulsão e criação do conhecimento, possuem compromisso social importante e necessário para o desenvolvimento do país. No curso de direito não poderia ser diferente, a pesquisa deve ser desenvolvida como forma de conexão com a sociedade. Em outras palavras, o curso de direito deve voltar para seu verdadeiro rumo, qual seja enfrentar os problemas sociais. Assim, a transformação do senso comum em conhecimento testado, metodologicamente controlado é função precípua da ciência. Porém, para se realizar pesquisa é necessário o emprego da metodologia da pesquisa, o caminho que deverá ser percorrido para testar o material pesquisado. Na verdade, a grande dificuldade de se realizar pesquisa decorre da própria compreensão do que tradicionalmente se entendeu por pesquisa. Não raras vezes, confundiu-se a pesquisa com levantamento de dados ou revisão de literatura. A pesquisa exige comprometimento metodológico, um problema, fundamentadamente, posto para ser pesquisado, uma questão sem resposta ou com dúvidas quanto à delimitação ou solução. A partir daí, delimita-se rol de objetivos e hipótese, provável solução, que será o objeto de teste. Com essa sistemática, com esse diálogo constante é possível construir possível ou provável resultado. O curso de direito deve então construir bases sólidas para os alunos realizarem esse diálogo entre o conhecimento adquirido e os desafios da realidade que lhe são postos na forma de problemas jurídicos. A qualidade desse diálogo é responsabilidade das universidades, é preciso garantir formação e informação de qualidade, por meio de professores atualizados e com produção literária, não é possível apenas reproduzir conhecimento, mas sim produzi-lo e para isso é fundamental a iniciação científica, o trabalho de conclusão de curso, cursos de extensão e leitura cotidiana e sistematizada 




ISSN 2179-1589

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