REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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PROJETO PESQUISA MEDIAÇÃO

RENATA DIAS DE ARAÚJO LIMA, Bruno Cesar Fonseca

Resumo


A atualidade nos impõe grandes reflexões acerca de assunto de suma relevância, qual seja, o acesso à justiça, especialmente, por nos deparamos com uma estrutura judiciária comprometida por vários fatores, principalmente, pela insuficiência de material e pessoal.

Além dos aspectos objetivos que justificam a ineficiência da prestação jurisdicional, temos que lidar com a questão cultural, que revela uma sociedade habituada a resolver suas demandas por meio da intervenção do poder judiciário e de operadores do direito que foram formados dentro da cultura litigante.

Assim, inquestionável a necessidade de adequar a formação dos alunos à nova demanda social e propiciar sua interação com os mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos. Ademais, na condição de operadores do Direito faz-se necessária atender à Política Judiciária Nacional de tratamento de conflitos de interesses, tendente à assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade (art. 1°, Resolução125/2010 Conselho Nacional de Justiça)

Para tanto, a Universo/BH, por meio de parceria com a Fundação Nacional de Mediação, propôs aos alunos de todos os períodos que pesquisassem acerca do Instituto da Mediação para posterior publicação de livro que será integrado por vários artigos de opinião acerca do assunto. Os alunos foram convidados a comparecer na sede da FNMC para debater assuntos pertinentes à mediação, de modo a escolher área de pesquisa a ser explorada. Durante a elaboração do material, serão orientados pessoalmente ou por meio virtual, pelos mediadores e colaboradores da instituição parceira.

Através da referida parceria pretende-se incentivar a pesquisa e aquisição de novos conhecimentos acerca da Mediação, promover a busca e aprofundamento do conhecimento, independente da demanda acadêmica avaliativa; fomentar parcerias com Instituições que possam colaborar, através de suas áreas de atuação, com o processo de ensino e aprendizagem; estimular a produção científica, ainda que de maneira tímida, para que se torne um hábito na vivência acadêmica; promover redes de relacionamentos dos alunos com outras instituições com o intuito de abrir portas para futuros estágios e empregos; propiciar o contato com a pesquisa, publicação e lançamento de produções.

Conclui-se que, o desenvolvimento da atividade estimulará no corpo discente a escolher e delimitar tema para pesquisa e aprendizado, fazer levantamento bibliográfico atinente ao assunto escolhido; promover a catalogação de informações pertinentes aos assuntos a serem estudados; buscar fontes diversas de informação, seja por meio de pesquisa de campo, entrevistas ou meio virtual; desenvolver a escrita de forma clara e compreensível e promover a contribuição social por meio do oferecimento de material publicado, que possa promover reflexões diversas na sociedade e no meio acadêmico.




ISSN 2179-1589

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