REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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SEMINÁRIO SOBRE ATUALIDADES

RENATA DIAS DE ARAUJO LIMA, Bruno Cesar Fonseca

Resumo


Palavras Chaves: Leitura. Debates. Atualidades

 

A atualidade nos impõe uma metodologia pedagógica que ultrapasse os limites físicos da academia. A tecnologia e o excesso de informações que nos são apresentados diariamente não podem ser desprezados, afinal, as informações passadas pelos professores, em sala de aula, não são autossuficientes ou alheias ao mundo que as rodeia. É imperativo que a teoria seja constantemente associada à prática, à realidade, portanto, necessário desenvolver estratégias no processo de ensino-aprendizagem, que permitam esta prática.

Visando implementar a referida prática, fora proposta atividade acadêmica avaliativa denominada, “Rodada de apresentações e debates sobre atualidades”, por meio da qual, a cada aluno fora dada a incumbência de buscar nos diversos meios de comunicação alguma noticia (atualidades) direta ou indiretamente ligada ao Direito para exposição oral em sala de aula.

Ao longo do semestre foram destinados tempos de aula para exposição da notícia, seguida da opinião pessoal do aluno, momento a partir do qual foi permitido o questionamento ou exposição de opiniões diversas por parte dos colegas presentes. Com isso, foi possível estabelecer ao longo do semestre, a constante atualização do corpo discente com o compartilhamento de informações e opiniões.

Com a referida proposta objetivou-se inserir novas ferramentas pedagógicas como recurso para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, através do acesso a outros meios de informação e assimilação de informações que extrapolam os conteúdos trabalhados em sala de aula.

Buscou-se, ainda, incentivar os alunos acessarem outros meios de informação; estimular a constante atualização; desenvolver o senso crítico através de debates e críticas sobre assuntos diversos; permitir a associação de assuntos diversos com os conteúdos apresentados em sala de aula; usar a interatividade para desenvolver argumentações jurídicas,

Diante da experiência, foi possível identificar o desenvolvimento de habilidades e competências, tais como, a capacidade de apreensão de informações diversas e transmissão crítica de seu conteúdo, aliada à consciência da necessidade de permanente atualização.

A experiência pode ser considerada exitosa tendo em vista a promoção da aquisição do hábito pela leitura (diversa da doutrinária, exigida pelas disciplinas), interpretação e associação de assuntos diversos aos aprendidos em sala de aula; o desenvolvimento de opinião critica acerca dos acontecimentos sociais. A adoção de postura adequada para apresentação das notícias e a promoção de debates respeitosos diante das opiniões divergentes, foram também fomentados, além do aprimoramento e a desenvoltura na oratória.

 




ISSN 2179-1589

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