REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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MEDIAÇÃO – TÉCNICA AUTOCOMPOSITIVA DE CONFLITOS

Nazarete Horta Bicalho, Julieta Martins

Resumo


O Projeto de Extensão intitulado Mediação – Técnica Autocompositiva de Conflitos, com carga horária de 40h/a, foi efetivado nos meses de maio a junho do ano de 2016, pelas professoras Adriana Bicalho, do curso de Direito e a professora Julieta Martins, Mediadora Judicial. Participaram discentes do curso de Direito e profissionais das áreas de educação e serviço social.

O projeto teve como objetivo geral capacitar, por meio do estudo sistematizado das teorias e técnicas da mediação de conflitos profissionais para atuarem como facilitadores da comunicação nos litígios interpessoais. Foi realizado em cinco encontros sendo abordado a legislação de Mediação, a Teoria de Negociação, Teoria do Conflito, o método da Comunicação não violenta, técnicas e o processo de Mediação.

Para melhor compreensão, mediar é facilitar a comunicação entre as pessoas para propiciar que estas próprias possam, a partir da condução técnica de um terceiro, engendrar respostas conjuntas sobre as questões relevantes do conflito.

No decorrer do curso, através dos casos apresentados, foi possível aos alunos colocarem em prática as teorias e técnicas estudadas e compreenderem o relevante papel do mediador, enquanto facilitador da comunicação.

Todos os alunos demonstraram interesse, comprometimento e dedicação com o processo de aprendizagem deste saber, que vem gradativamente, apresentando à nossa sociedade formas alternativas de soluções de conflitos.

Este instituto vem sendo reconhecido através da Lei 13.140/15 em seu art. 1o que dispõe sobre a mediação como meio de solução de controvérsias entre particulares e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública, sendo verificado mudanças de paradigmas fundamentais em nossa sociedade, que sempre solucionou conflitos pelas vias judiciais, com resultados, em sua maioria, insatisfatórios e injustos.




ISSN 2179-1589

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