REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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VISITA AO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS: aliando a teoria à prática

Flávia Dutra da Silveira Magalhães Cotta

Resumo


As Ciências Morfológicas integram várias áreas do conhecimento fundamentais à compreensão da estrutura e funcionamento dos organismos, como a Embriologia, que tem seu foco no desenvolvimento embrionário e fetal do indivíduo, desde a fertilização até o nascimento; a Citologia e Histologia, que abordam a constituição microscópica dos organismos, possibilitando o conhecimento de sua organização molecular, celular e tecidual; a Anatomia, que estuda aspectos como forma, dimensão, constituição e localização dos diferentes órgãos e sistemas. Dessa forma consegue-se uma compreensão melhor das interações morfofuncionais. O estudo das Ciências Morfológicas é básico para os cursos das áreas biológicas e da saúde e é fundamental para todo cidadão que busca conhecer o seu próprio organismo.

Assim, baseado na experiência de que uma das grandes dificuldades dos alunos é entender que o corpo humano é um intrincado mecanismo de interações biológicas, surgiu o projeto de visita ao Museu de Ciências Morfológicas, sediado na UFMG, oferecido como uma extensão ao 2º período do curso de Educação Física na disciplina de Anatomia Básica. A visita amplia os conhecimentos aprendidos na disciplina de Anatomia Básica, permitindo uma aproximação visual entre as imagens e modelos anatômicos do laboratório com as reais estruturas do corpo humano. Também é importante ressaltar que o aluno desenvolve uma visão de como nosso corpo se transforma desde o nascimento até a morte. Assim, o museu de Ciências Morfológicas é uma ótima opção, pois, esse é um espaço que desperta, em cada cidadão, a consciência da necessidade e da importância do cuidado e da preservação da vida.

Os objetivos da visita são: Ampliação e divulgação do conhecimento sobre o organismo, com o intuito de conhecer o seu próprio corpo; conscientizar sobre a responsabilidade e cuidado com o próprio corpo; proporcionar a prática do que viram em sala, permitindo uma contextualização dos temas tratados; vivenciar os conhecimentos adquiridos de forma agradável, lúdica e interdisciplinar.

Todos os alunos que participam do projeto conseguem fazer uma conexão muito melhor entre disciplinas antes estudadas com a Anatomia. A partir dessa nova visão do corpo passam a ter um entendimento mais amplo do seu funcionamento. Estruturas antes só visualizadas em imagens, figuras ou nos modelos artificiais, o que dá um aspecto muito abstrato ao ensino de Anatomia, são melhor compreendidas.

 

 

 

 




ISSN 2179-1589

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