REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E GESTÃO DE CONFLITOS

Andréa Cristina de Souza Araújo da Silva, Elenice de Lourdes Corrêa

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar a gestão de conflitos nas organizações, pois o relacionamento interpessoal saudável é um aspecto fundamental para um bom clima organizacional, garantindo assim o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais. O fato é que as pessoas, embora pertencentes ao mesmo gênero humano - são profundamente diferentes entre si e a diversidade é uma constante nas organizações. O capital humano constitui um importante patrimônio da organização que precisa ser gerido por líderes dotados de habilidades na gestão de conflitos e na resolução dos mesmos, de modo a garantir a satisfação das partes envolvidas e proteger os resultados da organização, evitando custos com absenteísmo, rotatividade, baixo desempenho e mesmo a violência no local de trabalho. O papel do líder é exercer uma liderança capaz de influenciar a equipe, possibilitando que os colaboradores contribuam com todo o seu potencial, alcançando resultados positivos. O líder deve ser um elemento facilitador, um exemplo de comportamento a ser seguido. O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos que tratam do assunto aqui abordado. Buscou-se com esse trabalho contribuir para um melhor esclarecimento sobre os benefícios da prática da gestão de conflitos organizacionais e, consequentemente, seu impacto no nível de satisfação dos clientes, colaboradores e gestores.




ISSN 2179-1589

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