REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 2 (2017)

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AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS VENDEDORES NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES

VILMA FERNANDES CARVALHO, WESLEY BORGES ALVES

Resumo


Hoje em dia, as empresas têm necessidade crescente de desenvolver estratégias voltadas para vendas com maior eficácia e eficiência tendo foco principal o atendimento ao cliente. Daí, a importância de se esclarecer a relação entre marketing e vendas. Com o processo de globalização econômica, surge a necessidade de constantes transformações mercadológicas. Os clientes ficam mais exigentes e, com isso, as empresas buscam aprimorar conhecimento e qualidade, daí a importância de profissionais qualificados para atender a esses consumidores.

Sendo assim, o estudo busca identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais em uma empresa no atendimento ao cliente. Este trabalhou tem como objetivo demonstrar as dificuldades percebidas pelos profissionais no atendimento ao cliente, apresentar as características fundamentais que um vendedor deve ter para atuar com competência e habilidade no atendimento a esse perfil de consumidor e salientar que a satisfação do mesmo é resultado dos serviços prestados pela empresa, principalmente a qualidade no atendimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada com uma abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, contendo questões referentes ao atendimento ao cliente. Participaram dessa pesquisa, 50 profissionais que atuam diretamente no atendimento e, avaliadas as respostas, foram escolhidas somente 35, pois somente estas, atendiam à proposta. Os funcionários foram questionados quanto à forma de contratação a que foram submetidos e constatou-se que ambos os gêneros, em algum momento do processo seletivo, passaram pelas seguintes fases para a contratação: análise de currículo, entrevista, indicação, prova ou outros. A partir dos resultados apresentados no estudo, concluiu-se que os vendedores possuem algumas dificuldades no atendimento ao cliente e que interferem diretamente no processo de compra e satisfação contínua dos consumidores. 


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ISSN 2179-1589

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