REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO DE UM MOTOR ELÉTRICO UTILIZANDO SOLENOIDES

Diego Cézar M. Mendonça

Resumo


O objetivo deste trabalho é aplicar os conceitos de eletromagnetismo aprendidos nos cursos de Instalações Elétricas I e II para o curso de Engenharia de Produção na construção de protótipos de motores elétricos usando solenoides, como projeto de extensão para os alunos da disciplina de Instalações Elétricas II no semestre 2016/2. Entende-se como motor qualquer máquina capaz de converter um tipo de energia em trabalho mecânico. O motor elétrico em questão converte uma corrente elétrica que passa pelo solenoide em um movimento de rotação do volante do motor através de um sistema pistão-virabrequim, e esta conversão se dá pela geração pulsada de um campo magnético no solenoide estator, chaveando a corrente por até meio período de rotação. O pistão, formado de material ferromagnético é magnetizado pelo campo magnético pulsado e sofre então uma força de atração periódica, que é a força motriz do protótipo. Para a construção do protótipo, usou-se fio de cobre esmaltado para o enrolamento do solenoide em torno de uma armadura cilíndrica de plástico, um cilindro de aço para o pistão e fios de cobre para a montagem dos suportes e do eixo de virabrequim, uma ventoinha ou tampinha de plástico para servir de volante do motor e uma tira condutora de lata ou alumínio, flexível o suficiente para compor a chave do circuito, além da fonte de alimentação universal, que permite várias combinações de corrente e voltagem. Fica claro no funcionamento dos protótipos que são primordiais um bom alinhamento do pistão, um bom balanceamento do eixo e uma boa regulagem do momento de inércia da parte do rotor de modo a poder se utilizar uma menor voltagem de entrada evitando o sobreaquecimento do solenoide, permitindo que a máquina possa funcionar por mais tempo. Observa-se também que quanto maior o contato do eixo com a chave, a força magnética age no pistão por mais tempo a cada volta, o que resulta em velocidades de rotação maiores.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO