REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 1 (2016)

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COPING: Estratégias de manejo e enfrentamento do Estresse

Celma Maria Oliveira, Danielle Aparecida B.P Viana, Juliana Aparecida de Moura, Milton Peixoto de Oliveira

Resumo


Este estudo foi apresentado aos alunos do curso de fisioterapia, com o objetivo de demonstrar o valor do Coping face ao stress. E também, de destacar a possibilidade de uso de diferentes tipos estratégias cognitivas e comportamentais que podem ser utilizadas com a finalidade de lidar com situações de estresse.

As estratégias de Coping são definidas como um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado por indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações de estresse avaliadas como sobrecarregando ou excedendo os recursos pessoais, segundo Lazarus & Folkman (1984).

Para esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados Lilacs, Bireme e Medline, que abarcasse as estratégias de enfrentamento do estresse. Após a pesquisa, estruturou-se uma apresentação gráfica utilizada na exposição visual de slides para facilitar a compreensão do tema. Promoveu-se também um momento de discussão para esclarecimento de dúvidas sobre a eficácia e aplicabilidade das estratégias de manejo e enfrentamento do Estresse (Coping). Os resultados da pesquisa mostraram que o Coping está ligado a esforços dirigidos a um nível somático e/ou a um nível de sentimentos, tendo por objetivo alterar o estado emocional do indivíduo. E que existe também, o Coping focalizado no problema, para atuar na situação que deu origem ao estresse, tentando mudá-la. A função desta estratégia é alterar o problema existente na relação entre a pessoa e o objeto que está causando a tensão. Concluiu-se que conhecer as estratégias de Coping pode ajudar aos alunos em sua formação, da mesma forma, que contribui para o bem estar deles. Há contudo, necessidade de mais pesquisas sobre qual estratégia utilizar em diferentes contextos, visto que a eficácia dessas  depende  da  individualidade e subjetividade do sujeito.

 

 




ISSN 2179-1589

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