A ironia como elemento constitutivo em Marcel Duchamp (a partir da Estética da Formatividade)
Resumo
Minha proposta, neste trabalho, é examinar algumas obras de Duchamp partindo do pressuposto de que elas não se enquadram na definição de "objeto artístico", pois nelas mais que o objeto importa o gesto que é, antes de tudo, irônico. Isso implica uma postura filosófica, já que a ironia é uma exigência de reflexão. Dessa forma analisarei, a partir da Estética da Formatividade, a ironia na obra de Duchamp e pretendo encontrar em seu gesto anti-arte elementos aderentes ao ideário pareysoniano. Explicarei como a Estética da Formatividade é capaz de abarcar este tipo de poética me atendo à uma breve análise da obra de Duchamp intitulada "A Fonte". Destacarei ainda o aspecto realizativo, executivo e poético da "formatividade", bem como o seu caráter interpretativo, enfatizando o caráter hermenêutico e processual da arte, o dinamismo da forma artística e sua organicidade concebendo a arte como "conteúdo expresso", ou seja, em sua dinâmica interna, não como uma forma dada a um conteúdo pré-existente, mas sim, em si mesma.
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