REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 2, No 1 (2016)

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Trabalho Interdisciplinar do 2 período do curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira

Francesco Napoli, Patrícia Henrique Peles

Resumo


 Resumo:

Os alunos do segundo período do curso de Psicologia são orientados por um professor tutor e se organizam em grupos de acordo com as afinidades pessoais, escolhem um tema a partir dos motes propostos por este projeto e elaboram um projeto de artigo científico e para finalizar o projeto elaboram uma apresentação com publicação por meio de banner.

Introdução

A interdisciplinaridade não é apenas a reorganização metódica de disciplinas e conteúdos numa “grade”; é também uma tomada de posição, face ao problema do conhecimento, por parte das pessoas envolvidas num projeto educativo que retoma e reconhece a complexidade do dilema da presença do homem no mundo, isto é, dos problemas com os quais nos defrontamos, e propõe soluções para que a humanidade possa se expressar em sua plenitude.

Isso se manifesta em:

·    uma relação de reciprocidade, de mutualidade, um regime de co-propriedade, de interação, que irá possibilitar o diálogo entre os envolvidos num projeto pedagógico e nutrir-se de uma intencionalidade;

·    um regime de cooperação entre disciplinas ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência, que se faz por meio de trocas e visando ao enriquecimento mútuo;

·    um movimento entre prática-teoria-prática nos processos de ensino e aprendizagem que favorece a eliminação do hiato existente entre a formação universitária e a atividade profissional e atribui sentido aos conteúdos;

·    uma premissa de que nenhuma forma de conhecimento é, em si mesma, capaz de dar conta de uma determinada realidade. O diálogo do conhecimento científico e tecnológico com formas variadas de saberes – o saber tácito, o saber intuitivo, o saber popular, o saber informal, o saber do inconsciente, os saberes presentes em toda a expressão da vida humana – é estimulado de modo a deixar-se interpenetrar por elas, preservando-se, todavia, o olhar científico sobre o fenômeno em estudo;

·    uma substituição da concepção fragmentária do conhecimento e do ser humano por uma outra, unitária, complexa e multifacetada.

 A atitude interdisciplinar é compreendida como uma tomada de posição face ao problema do conhecimento por parte de pesquisadores, professores, alunos e demais pessoas envolvidas num projeto educativo. Não se esgota na junção de conteúdos ou de métodos, nem na junção de disciplinas ou criação de novos conteúdos, produto dessas junções. Uma vez que se trata de encontro entre sujeitos com uma determinada intencionalidade face ao conhecimento, a parceria é apontada como premissa maior da interdisciplinaridade, já que o educador que a pratica não o faz solitariamente, mas dialogando com teóricos, com seus pares, com seus alunos.

 

O diálogo entre formas e tipos variados de conhecimento com os quais não estamos habituados e a interpenetração daí decorrente cria a possibilidade de consolidação da intersubjetividade – a possibilidade de um pensar que venha se completar no outro – e será tanto mais profícua quando houver a intencionalidade de efetivação de novas, melhores e mais consistentes parcerias. O trabalho interdisciplinar sustentado na parceria é muito mais fruto do encontro de sujeitos parceiros com ideias e disposição para o trabalho do que de disciplinas. A responsabilidade mútua surge como uma característica fundamental dos parceiros em um projeto interdisciplinar, fruto do envolvimento com o projeto em si, com as pessoas, com as instituições.

 Justificativa:

O primeiro contato com a academia é certamente um momento muito relevante da vida acadêmica. Este trabalho interdisciplinar tem como escopo aproximar o aluno da metodologia cientifica de modo que ele se aproprie das ferramentas necessárias para a confecção de produtos acadêmicos. Os estudos de caso promovem uma interação do discente com a comunidade externa promovendo um intercambio e trazendo a prática para dentro dos muros da academia.

Objetivos:

-       Desenvolver um projeto de pesquisa e um artigo acadêmico.

-       Compreender a cisão entre os aspectos biológicos e psíquicos promovida pela cultura ocidental.

-       Ampliar a capacidade de percepção a fim de identificar os sinais e sintomas orgânicos, geralmente pouco visíveis, para tornar o profissional mais atento e preciso na realização do diagnóstico de patologias que lhe cabe identificar.

-       Relacionar ciências humanas e ciências da saúde

-       Refletir sobre o papel do psicólogo nos tempos hodiernos.

 




ISSN 2179-1589

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