ENCONTRO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM OS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR EM AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA.
Resumo
Nossa experiência nos revela que o conhecimento Biológico é extremamente complexo, e muitas vezes pouco admirado pelos alunos, por não fornecer atrativos que conectem os conceitos científicos, com a realidade tecnológica e a dinâmica da atualidade. Este trabalho objetivou-se divulgar as possibilidades de encontro entre os alunos do Ensino Médio e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO-BH). A proposta integrou os alunos e seus diferentes saberes e ambientes. Nossa justificativa para abrirmos os laboratórios de saúde foi anunciar, aos interessados em ingressar na UNIVERSO-BH, uma parte ainda não conhecida da instituição, a que trabalha com a promoção da saúde, atuando na melhoria da qualidade de vida, incluindo uma participação no controle deste processo, e enfatizando os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Os estudantes de Educação Física, orientados pelos professores na realização de algumas aulas práticas, já desenvolvidas por eles no curso, monitoraram os seguintes experimentos: no laboratório de Bioquímica: extração de DNA de morango; no laboratório de Citologia: técnicas para observação em microscopia óptica do ciclo de vida das células e morfologia dos tecidos; no laboratório de Anatomia I: aparelho locomotor (ossos, articulações e músculos); no laboratório de Anatomia II: sistema cardiorrespiratório; no laboratório de Fisiologia: medida de VO2 máx. e composição corporal. Os resultados apontam para a necessidade crescente do envolvimento do público externo com o espaço universitário. Concluímos que ao conhecer as várias fases de um curso superior o aluno poderá decidir com mais autonomia sua carreira estudantil. A nossa tentativa, neste momento, é efetivar a interação Escola-Universidade, que por consciência ética e dependência intrínseca deverão permanecer ligadas.