REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENCONTRO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM OS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR EM AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA.

VILMA FERNANDES CARVALHO, ROSEMARY MOREIRA POUÇAS, FAGNER JOSÉ DE CASTRO, ANA PAULA DINIZ ARRUDA, FLÁVIA MUCCI CARVALHO PINHEIRO

Resumo


Nossa experiência nos revela que o conhecimento Biológico é extremamente complexo, e muitas vezes pouco admirado pelos alunos, por não fornecer atrativos que conectem os conceitos científicos, com a realidade tecnológica e a dinâmica da atualidade. Este trabalho objetivou-se divulgar as possibilidades de encontro entre os alunos do Ensino Médio e estudantes do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO-BH).  A proposta integrou os alunos e seus diferentes saberes e ambientes. Nossa justificativa para abrirmos os laboratórios de saúde foi anunciar, aos interessados em ingressar na UNIVERSO-BH, uma parte ainda não conhecida da instituição, a que trabalha com a promoção da saúde, atuando na melhoria da qualidade de vida, incluindo uma participação no controle deste processo, e enfatizando os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Os estudantes de Educação Física, orientados pelos professores na realização de algumas aulas práticas, já desenvolvidas por eles no curso, monitoraram os seguintes experimentos: no laboratório de Bioquímica: extração de DNA de morango; no laboratório de Citologia: técnicas para observação em microscopia óptica do ciclo de vida das células e morfologia dos tecidos; no laboratório de Anatomia I: aparelho locomotor (ossos, articulações e músculos); no laboratório de Anatomia II: sistema cardiorrespiratório; no laboratório de Fisiologia: medida de VO2 máx. e composição corporal. Os resultados apontam para a necessidade crescente do envolvimento do público externo com o espaço universitário. Concluímos que ao conhecer as várias fases de um curso superior o aluno poderá decidir com mais autonomia sua carreira estudantil. A nossa tentativa, neste momento, é efetivar a interação Escola-Universidade, que por consciência ética e dependência intrínseca deverão permanecer ligadas.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO