REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GINCANA UNIVERSO

AIDA LINHARES BARBOZA, EMERSON NEIVA RODRIGUES, Rosemary Moreira Pouças, FLÁVIA MUCCI CARVALHO PINHEIRO

Resumo


A gincana é um evento cultural e de lazer, com tarefas ligadas as várias atividades filantrópicas, recreativas e esportivas, desenvolvendo a parte física ou cognitiva, sendo que, o caráter lúdico é o predominante. Realizada de forma ativa e orientada, envolvendo a participação direta de toda a comunidade acadêmica, a gincana  caracteriza-se por uma sequência de várias tarefas e provas interligadas com pontos acumulativos, preponderando as habilidades e rapidez com que essas tarefas são realizadas. A palavra gincana remete à disputa entre grupos, vencendo a equipe que conseguir os melhores resultados, cumprindo tarefas.

Hoje as gincanas além da busca pela diversão, do lúdico, predominando o caráter recreativo com provas simples e complexas, mas com competição caracterizada, os organizadores se orientam por razões que vão além dos objetivos culturais e esportivos, preocupando-se com valores humanitários, sociais e comportamentais.

As equipes se organizam obedecendo às regras que visam ao respeito e à interação social, promovendo a integração entre os estudantes, professores, funcionários e comunidade. Algumas tarefas são direcionadas intencionalmente para que possam desenvolver a imaginação criadora, o valor da liberdade exercida com responsabilidade e o espírito de liderança.

A Gincana Universo busca promover a interação e integração da comunidade escolar (acadêmicos e família), ajudando filantropicamente instituições beneficentes que trabalham com idosos e crianças e compreendendo o conceito de valores humanos. Além de proporcionar ao corpo discente, docentes e familiares a vivência do lazer a partir de tarefas recreativas e esportivas.

 

Espera-se que os alunos e familiares percebam a partir desse evento, a importância da prática de atividades de lazer indispensáveis à saúde física e mental que alimentam nossas energias e reorganizam nosso potencial. Também tem como proposta que todos (alunos e familiares) desenvolvam a imaginação criadora, e o valor da liberdade exercida com responsabilidade e espírito de liderança. Com essa atividade pretende-se  que, junto aos alunos prevaleça o espírito de equipe, o trabalho mútuo, a velocidade de reação, raciocínio, coordenação motora além da descontração.

A Gincana Universo é dividida em gincana cultural, aquela em que as tarefas constam de perguntas e respostas, e atividades que atestem conhecimentos gerais, que deverão ser decifradas ou respondidas pelos participantes sempre dentro de um tempo estipulado previamente, possuindo um caráter intelectual. Gincana esportiva onde suas tarefas se baseiam nos esportes em suas variadas modalidades. Na gincana de salão suas tarefas são de habilidade física e situações hilariantes, apesar do nome, não se realizam em salões, podendo acontecer em quadra, pátios, gramados, estacionamentos, etc.

 São atividades que contam com diversas estações criativas e objetivas a serem atingidas, principalmente voltadas para o lazer, conhecimentos gerais, filantropia, resgate de brincadeiras antigas e práticas esportivas, um conjunto de tarefas diversificadas, disputadas em equipes compostas por membros do mesmo curso ou período, ou até mesmo de vários cursos e períodos no mesmo grupo, com o mesmo objetivo final, interagir, integrar e vencer.

O evento é estruturado e organizado pelos alunos do sétimo período do curso de Educação Física como parte do conteúdo da disciplina de Organização e Administração Desportiva e integrada à atividade extensão da Universidade. Os alunos têm a oportunidade de discutir e estruturar objetivos a serem alcançados a partir de equipes de coordenação estarão definindo a função e atuação de cada grupo acadêmico. É uma oportunidade de trabalharem o marketing pessoal e institucional, na busca de patrocinadores e apoios para o evento.

 

Para os alunos o evento é uma oportunidade de colocar em prática as metas de um gestor, ou seja, deve buscar na estruturação do evento, como saber planejar, coordenar, organizar, liderar, subordinar e principalmente como se dá a gestão interpessoal. Também proporciona aos acadêmicos a execução, ou seja, gerir, motivar os participantes na realização das tarefas, envolvendo-os em um clima favorável para melhor produtividade. Quanto à função de administrador de eventos os alunos têm a oportunidade de administrar diversidades, tendo uma liderança com sabedoria e agindo de forma proativa em suas ações estratégicas com responsabilidades, exercitando a comunicabilidade interna e externa. Busca-se despertar em nossos acadêmicos o campo promissor para atuação do profissional de educação física.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO