REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

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Uso da tecnologia e atividades exploratório-investigativa no processo ensino-aprendizagem dos conceitos fundamentais das funções reais

Constantino Veríssimo dos Santos Filho

Resumo


 

Esta pesquisa foi realizada com a disciplina de Matemática Básica, que é cursada por alunos do primeiro período dos cursos de Sistema de Informação e Engenharia de Produção. O objetivo era observar em que medida a conjunção das atividades exploratório-investigativa e a tecnologia, neste caso o computador, contribuiriam no processo ensino-aprendizagem dos conceitos de algumas funções reais (funções afins, quadráticas e exponenciais). A motivação para essa pesquisa está vinculada à importância que as funções têm nas disciplinas do curso de Engenharia de Produção e Sistema de Informação, principalmente no Cálculo Diferencial e Integral. E no papel de professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, fato que permitiu ao pesquisador observar durante a sua trajetória docente as deficiências conceituais que os alunos trazem na sua formação. A experiência foi realizada durante um semestre e sua formatação foi pautada em aulas investigativas que a partir dos resultados obtidos, serviram como suporte para discussões que remeteram na formalização conceitual das funções. Nas primeiras aulas do semestre foram realizados testes para aferir a bagagem conceitual que os estudantes traziam de sua jornada no ensino médio. A partir dos resultados dos testes, o pesquisador percebeu a necessidade de alterar o ambiente das aulas, sendo o mesmo transferido para o laboratório de informática. A opção por utilização desse ambiente foi pautado nas pesquisas dos autores Marcelo Borba, Ubiratan D´Ambrósio, dentre outros pesquisadores que estão diretamente vinculados com a pesquisa na área da Educação Matemática. A primeira aula foi utilizada para apresentação do software Geogebra, onde foram trabalhados os comandos mais básicos e nas aulas seguintes os comandos eram apresentados de acordo com as necessidades que surgiam. É importante frisar que após o reconhecimento do software e a observação de seus benefícios, tais como: suporte para construção gráfica – os alunos utilizavam para verificar se a construção gráfica da função estava correta; verificação de pontos notáveis das funções, interseções, pontos de crescimento, estudo de inequações, dentre outros aspectos. Enfim, a utilização do software como ferramenta para construção conceitual e verificação instantânea. Os aspectos positivos foram perceptíveis, quando se observa os resultados dos testes realizados durante o semestre, bem como os questionamentos oriundos das investigações realizadas, seja individualmente ou grupos e a utilização da tecnologia se mostrou um grande aliado, principalmente no que diz respeito ao aspecto de simulação. Apesar das evoluções citadas ainda se faz necessário o repensar em estratégias que envolvam o processo de resolução de problemas envolvendo funções.

 

 




ISSN 2179-1589

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