REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

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ESTADO CARDIOVASCULAR DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

VILMA FERNANDES CARVALHO, ROSEMARY MOREIRA POUÇAS, CONSTANTINO VERÍSSIMO DOS SANTOS FILHO, MILEIDE SANTOS MANÇO

Resumo


A incidência de obesidade segue aumentando no mundo inteiro, problema que vem afetando crianças e adultos.  A prevalência do sobrepeso acarreta problemas cardiovasculares cuja prevenção poderá ser feita com o acompanhamento de medidas antropométricas.  Este trabalho objetivou-se avaliar as medidas de IMC - Indicie de Massa Corporal, e RCQ -Relação Cintura Quadril, como esclarecimento do estado cardiovascular dos estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveria (UNIVERSO- BH). Coletou-se dos alunos do 3° período matriculados na disciplina Educação Nutricional no primeiro semestre de 2015. A amostra constou de 16 homens e 11 mulheres, no total de 27 alunos, em um universo amostral de 36 alunos que completaram todas as etapas da coleta. Avaliou-se o IMC pela divisão da massa corporal pela estatura2, sendo o valor expresso em kg/m2 e o RCQ dividindo a medida do perímetro da cintura (cm) pelo do quadril (cm). Foi observado que os homens apresentarem valores de médias maiores para IMC (21,08-28,5; 24,97±2,44) e para o RCQ (0,73-0,96; 0,83±0,064), comparado com as médias de IMC (20,5-28,84; 23,73±2,06) e RCQ das mulheres (0,71-0,81; 0,77±0,03). Os alunos avaliados, em ambos os sexos, apresentaram valores normais e baixo risco cardiovascular para saúde, comparando-os com a tabela de classificação de IMC e RCQ, segundo os parâmetros exigidos pela Organização Mundial de saúde (OMS). Conclui-se que, na amostra estudada, não existe riscos aparentes de problemas cardiovasculares, apoiando-se nos valores de IMC e RCQ. Recomenda-se que seja feitos estudos em todos os períodos do curso de Educação Física para uma apuração do perfil de saúde desses estudantes.




ISSN 2179-1589

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