REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Utilização de uma metodologia ativa junto aos acadêmicos de primeiro e segundo período do Curso de Enfermagem enquanto ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem relacionado à produção científica.

Maria Pacheco Pena, LUCINETE DUARTE DOS SANTOS, FLAVIA HERMÍNIA OLIVEIRA MIRANDA LEITE

Resumo


O presente trabalho objetivou descrever a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizado de acadêmicos do primeiro e segundo período do Curso de Enfermagem da UNIVERSO-BH.Trata-se de uma pesquisa ação, através da qual o docente da disciplina Seminários de Enfermagem II, utiliza um processo gradativo de repasse  de informações teóricas  e atividades em sala e no ambiente extra-classe conduzindo o acadêmico a escrever um artigo científico, utilizando a metodologia da Revisão Integrativa.Os acadêmicos são divididos em equipes, os temas a serem revisados são indicados para cada grupo de trabalho.Os acadêmicos são orientados a contextualizar empiricamente o tema e fazer um registro dessa contextualização.Realiza-se a contextualização teórica sobre a importância da pesquisa para a profissão da enfermagem , os aspectos teóricos sobre pesquisa científica e sobre a metodologia da revisão integrativa.A ação é contínua e recebe a intervenção do docente a cada etapa, até que ao final do processo o acadêmico  tenha redigido  seu primeiro artigo científico.Após o término do processo, o acadêmico elabora juntamente com o docente um pôster para divulgação do artigo.Pretende-se com essa metodologia integrar o ensino, a pesquisa e a extensão desde o início da formação e de forma significativa.Sob a lógica docente, esse método tem facilitado o processo de ensino-aprendizado relacionado à escrita acadêmica.

 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO