RESPONSABILIDADE AMBIENTAL EM GESTÃO DE RECURSOS: A EXPERIÊNCIA DA HORTA COMUNITÁRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS E MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE.
Resumo
RESUMO
Trabalho realizado como forma de intervenção em gestão de pessoas, tendo como enfoque os espaços públicos, orientando-nos pela noção dos direitos humanos fundamentais difusos. Para isto, tivemos como objetivo, promover e divulgar a prática de hortas comunitárias em tais espaços, principalmente a horta escolar onde focamos nas escolas municipais da periferia de Belo Horizonte, produzindo dados sgnificativos, viabilizando um olhar critico para rever um melhor aproveitamento destes espaços, assim como uma melhor administração deles, tratando-se de uma participação transindividual e responsável, além de poder intervir de maneira eficaz na formação da identidade dos educandos e produzir subjetivação de corpos com conceituação ecológica voltada para uma sociedade sustentável. O método de busca de estudos sobre o tema abordado neste trabalho teve como critério, a revisão narrativa de literatura, tais como publicações de autarquias, artigos de revistas e de periódicos e artigos publicados. Para materializar nosso trabalho, escolhemos uma escola pública, com a finalidade de formar uma horta escolar (comunitária), utilizando-se para isto, pneus velhos e outros materiais, a fim de se trabalhar com os conceitos e direitos à sustentabilidade urbana, à nutrição e alimentação saudável, ao desenvolvimento cognitivo e subjetivo das crianças, assim como de vivência em comunidade. Finalizando, ressaltamos a satisfação de ver as crianças alegremente envolvidas e interessadas, tanto nas dinâmicas e atividades de educação ambiental com os grupos, quando da prática da preparação dos canteiros, do plantio das hortaliças, dos cuidados e da rega, o que trouxe-nos grande motivação na execução do trabalho.
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