REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Reconhecer a Diversidade Cultural

Antonio Augusto Nogueira Matias

Resumo


Este projeto tem como finalidade proporcionar um intercâmbio cultural dos discentes da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) com a tribo Pataxó - situada no município de Carmésia – MG -.  Os alunos através de várias visitas, que ocorrem a cada semestre, conhecem o que ainda resiste da cultura Pataxó e da ameaça de sua extinção. Depois dessa experiência, desfazem as imagens distorcidas, preconceituosa e “às vezes” romântica da realidade indígena. Os alunos aprendem com essa vivência a importância da cultura indígena e despertam para a necessidade de preservá-la, tornam-se solidários com a causa indígena, tomando atitudes em prol da manutenção dos costumes (rituais, jogos, gastronomia, cuidado com a terra etc.) e com os conflitos existenciais, tais como, a formação das crianças, a apatia dos jovens – muitos deles com conflitos de identidade entre o ser índios ou ser “um homem branco” - e com o alcoolismo dos adultos.  Com o intuito de vivenciar um intercâmbio cultural com os Povos Indígenas, os alunos dos cursos de Psicologia, Direito e Educação Física conheceram a tribo Pataxó - no município de Carmésia - subdividida em três aldeias: Ibiruçu, Guarani, e Recanto da águas. As visitas acontecem desde o ano de 2010. É de grande responsabilidade a implementação e execução do projeto. O professor deve deixar claro os objetivos do trabalho de campo e qual a responsabilidade dos alunos na execução dessa atividade. Perguntas que norteiam a execução do projeto: Os alunos têm claro o objetivo do Intercâmbio cultural ou querem apenas realizar um passeio? Como transformar a perspectiva daqueles que vêm nessa atividade um lazer e não uma tarefa acadêmica? Diante desses dois questionamentos, é necessário deixar claro os objetivos e o foco do projeto, certificando os alunos acerca da seriedade do trabalho e do respeito que eles devem ter com a cultura dos índios. 




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO