REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 1 (2016)

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Avaliação Psicológica de crianças com transtorno do espectro autista

Marcela Darley Mariano, Patricia Henrique Peles, Wllysses Lemos Terra, Luciana Gaudio Martins Frontzek, Eni Ribeiro

Resumo


O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que possui características peculiares que acabam dificultando o seu diagnóstico. Esta dificuldade também está relacionada com a avaliação de crianças portadoras do transtorno, já que os sintomas do autismo se manifestam logo nos primeiros anos de vida. O objetivo deste artigo foi conhecer a prática do psicólogo no contexto de avaliação do grau de comprometimento de crianças com autismo, considerando a importância de tal diagnóstico para a sugestão e/ou indicação de intervenções que possam melhorar a qualidade de vida dessas crianças e posteriores adultos. Para tanto, foram realizadas revisões na literatura e entrevista com profissional com experiência na avaliação de crianças com transtorno do espectro autista. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de formação adequada do profissional, com conhecimento amplo acerca do transtorno, pois este exige um olhar clínico para complementar o uso de instrumentos psicológicos. Há uma limitação com relação à quantidade de instrumentos psicológicos para se realizar tal diagnóstico, principalmente por se tratar de crianças, e essa condição aumenta a necessidade de uso de instrumentos neuropsicológicos e escalas para complementar a investigação. Contudo, as possibilidades existentes contribuem para que intervenções adequadas possam ajudar a melhorar aspectos da vida dessas crianças, a partir de suas possibilidades e limitações individuais.


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ISSN 2179-1589

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