REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROJETO DE PLANTIO E CULTIVO COM AS CRIANÇAS

Helen Cristina Carvalho, Rayane Jeniffer Rodrigues Marques, Meire Zulmira Braga, Ana Paula Vieira Santos, Elaine Rosa de Souza Manini, Juliana Nascimento de Macedo, Luciana Mendes dos Santos, Luciana Pereira da Silva

Resumo


O desenvolvimento de uma preferência alimentar envolve uma complexa interação entre a influência familiar, social e do ambiente de convívio da criança, além da associação entre as preferências, os sabores, o acesso e o conhecimento dos alimentos(Brasil, 2019). O intuito do trabalho feito a partir do estágio na instituição foi o de levar conhecimento sobre a boa alimentação para crianças de 4 a 5 anos de acordo com o que a idade delas requer como orientação. Foram praticadas e orientadas formas de plantio de hortaliças e frutas e ensinadas uma a uma o valor que elas têm. Foi decidido que seriam essas as atividades pois a instituição já havia tentado trazer essa dinâmica para as crianças e por fatores de tempo e conhecimento não haviam conseguido implementar adequadamente o projeto. Com o conhecimento dos estagiários foi possível fazer todas as dinâmicas de maneira a levar as crianças a participarem ativamente e aprenderem melhor sobre a alimentação. 

Comer o que se planta faz com que as crianças valorizem o trabalho do plantio, aprendam sobre o ambiente, percebam a importância do trabalho em equipe e reforcem sua autonomia (Brasil, 2019). A instituição, mesmo após o período de estágio se encerrar, permanecerá com o cuidado com os alimentos plantados a fim de que as crianças possam ver o desenvolvimento da plantação e possam desfrutar do que ajudaram a produzir. 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO