REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LUTAS NO CONTEXTO ESCOLAR: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Ramon Philippe Alves Epifanio

Resumo


As lutas são parte da vida humana desde a pré-história e hoje tem uma concepção diferente. Além disso, é uma das bases de ensino da educação física no Brasil. Com base nisso, o presente estudo busca entender, com base na literatura existente, o motivo da não utilização das lutas nas aulas de educação física nas escolas de ensino básico além de apresentar possibilidades de trabalho. Essa pesquisa foi conduzida seguindo o método analítico de revisão integrativa. Após pesquisa das palavras-chave “Lutas”, “Escola” e “Educação Física” no Google Scholar, foram selecionados 6 artigos em 16 mil. Concluiu-se que os professores ligam as lutas a violência e não tem formação para tratar do assunto de lutas, mesmo que essa formação não seja necessária. Concluiu-se também que ainda existem possibilidades de aplicação das lutas a partir de uma abertura, busca por conhecimento e mudança de concepções por parte dos professores, visto que existem vários artigos que trazem percursos pedagógicos de lutas e que os mesmos estão disponíveis facilmente.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO