Relatório Diagnóstico de Marketing Digital - ELLEN LINGERIES
Resumo
Relatório Diagnóstico de Marketing Digital
ELLEN LINGERIES
O núcleo PRATICAR (Empresa Jr.) foi idealizado para efetivar a vocação do curso de Administração da Universo BH pelo empreendedorismo e, ao mesmo tempo, servir como instrumento de ligação dos conteúdos acadêmicos com a prática de mercado. Os alunos de Administração, através dos programas oferecidos pelo núcleo PRATICAR, podem optar por desenvolver suas disciplinas de Estágio oferecendo às pequenas e médias empresas da região, trabalhos de Consultoria Universitária (Empresa Jr.) em Marketing Digital e Estratégia Empresarial. Trata-se de uma oportunidade tanto para os alunos aplicarem seus conhecimentos, quanto para os empreendedores terem acesso a consultorias objetivas, de qualidade e sem custos.
Um bom diagnóstico nos serviços de consultoria é crucial para a identificação de problemas e oportunidades, já que um diagnóstico assertivo permite avaliar com precisão os problemas existentes e as oportunidades de melhoria dentro da organização. Sem essa identificação precisa, qualquer solução proposta pode ser ineficaz ou inadequada. Também permite uma melhor tomada de decisão, pois os gestores e consultores têm informações sólidas para compreender profundamente a situação atual da empresa, avaliar as alternativas existentes e desenvolver um plano estratégico bem fundamentado e direcionado às áreas que realmente necessitam de intervenção.
Após a realização da consultoria ao longo do 1º semestre de 2024, elaborou-se um relatório diagnóstico da atual estratégia digital da ELLEN LINGERIES. Este documento vem registrar as informações pertinentes relativas às atividades de consultoria universitária realizadas no Núcleo PRATICAR (Empresa Jr.) dos acadêmicos Isac Pereira Lima, João Enoque, Maxwell Sales e Sônia Maria, sob a supervisão do professor administrador Cristian Carlo, CRA: 24-000012/D.
Cliente – ELLEN LINGERIES
A empresa ELLEN LINGERIES foi fundada há 9 anos e, atualmente, trabalha com moda íntima em sua loja voltada principalmente para as mulheres: lingerie, pijamas, moda infantil, plus size etc. Seu negócio atende cerca de 80 % de público feminino. Seus concorrentes são os atacarejos, que abrem as portas para pessoas físicas comprarem com preços de atacados. Por esse motivo ela faz alguns brindes, promoções, sorteios, fotos trabalhadas etc., para que possa ter um diferencial no mercado, tendo também sempre um atendimento personalizado, buscando sempre oferecer preço bom, mas também produtos de qualidade.
Objetivo - Diagnosticar a atual estratégia de marketing digital do Cliente.Atividades realizadas – Abaixo se encontram as atividades realizadas ao longo do semestre junto à empresa estudada no intuito de elaborar o melhor diagnóstico possível da atual da estratégia digital de marketing. Foram relatadas as atividades realizadas sem exposição de informações confidenciais da consultoria.
1 – Captação do Cliente A primeira atividade constitui-se na captação de um cliente para a prestação da consultoria universitária. Buscou-se um empreendimento que buscasse melhorias na sua atual estratégia digital, de forma a contribuir para a fidelização dos atuais consumidores e atração de novos pela via do marketing digital. Enfim, após contato e apresentação da proposta, foi escolhida a loja ELLEN LINGERIES. 2 – Entrevistas com o Cliente Inicialmente, como principal instrumento diagnóstico, realizou-se uma longa entrevista com o Cliente na busca de compreender a visão do empreendedor sobre seu negócio, posicionamento atual e visão de futuro do empresário. Ao longo das tarefas seguintes, outros momentos de contato com o Cliente foram necessários para a busca de informações pertinentes à fase de diagnóstico. 3 - Identificação dos Públicos Alvo e Posicionamento Digital
Durante a análise, foram identificados os públicos alvo bem como o atual posicionamento digital. O posicionamento digital diz respeito a criação de uma presença institucional em diversas plataformas de mídia eletrônica, onde são transmitidas as principais mensagens promocionais, de forma a conferir uma identidade ao negócio.
4 - Avaliação da Jornada de Compras do ClienteA jornada de compras do cliente foi avaliada durante o diagnóstico. A jornada de compras é o processo pelo qual o consumidor passa desde o reconhecimento de uma necessidade até a decisão de compra e o pós-compra. Entender esta jornada é crucial para alinhar as estratégias de marketing de forma a atender as expectativas e necessidades do cliente em cada etapa.
5 - Mídias Eletrônicas Utilizadas e Conteúdos de MensagensForam identificadas as mídias eletrônicas atualmente utilizadas pelo Cliente além das mensagens empregadas no dia a dia. Esses conteúdos desempenham funções vitais na promoção do negócio, atraindo novos clientes e mantendo os atuais informados e engajados.
6 – Atual Funil de VendasFoi elaborado o atual Funil de Vendas do Cliente. O funil de vendas é um modelo que descreve o percurso do consumidor desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da compra. É essencial para diagnosticar e otimizar a estratégia digital, garantindo um melhor direcionamento e aproveitamento dos esforços de marketing e vendas. Ele é dividido em três principais etapas: Topo do Funil (TOFU) com a função de tração de clientes potenciais, Meio do Funil (MOFU) com a função de gerar no consumidor a consideração e avaliação das soluções apresentadas e Fundo do Funil (BOFU), quando se preocupa com a decisão de compra. Sua elaboração ajuda na identificação de pontos fracos, personalização da comunicação, otimização de recursos e melhor mensuração de resultados, facilitando a análise do desempenho de cada etapa.
Considerações Finais – Ao final, os acadêmicos, sob a orientação do professor responsável, elaboraram uma visão geral da estratégia do Cliente apontando possíveis pontos de melhoria. Com base neste diagnóstico, será possível traçar estratégias mais assertivas para otimizar a presença digital da ELLEN LINGERIES, potencializando seus resultados, ampliando sua atuação no mercado e, por conseguinte, melhorando o resultado operacional do negócio.
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