REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIA: Equipe da modalidade de queimada

Aída Linhares Barboza, Evely Mendes, Joyce Peixoto, Luciano Aguiar

Resumo


 

É de conhecimento geral que no contexto educacional, o esporte é utilizado como um meio para ensinar habilidades de vida importantes, incentivando a cooperação e a competição saudável. O esporte na educação física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando benefícios que vão além da aptidão física. A prática esportiva contribui para a melhoria da saúde física, promovendo a força, a flexibilidade, a coordenação motora e a resistência cardiovascular. Além dos benefícios físicos, o esporte também é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, promovendo valores como trabalho em equipe, disciplina, liderança e respeito ao próximo. Os jogos integrados são uma abordagem na educação física que busca a inclusão e a participação de todos os alunos, independentemente de suas habilidades físicas ou limitações. Esse conceito envolve a adaptação de atividades esportivas e recreativas para que possam ser realizadas por grupos diversos, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado mútuo. O objetivo do presente relato de experiência dos jogos integrados realizado a partir da continuidade de uma proposta que iniciou em 2014 e teve sua interrupção em virtude da pandemia covid 19. Procurando resgatar a proposta de oferecer a comunidade acadêmica, partir das vivencias de jogos esportivos e recreativos a oportunidade do exercício do lazer, da socialização e integração de todos os envolvidos. Além de oportunizar aos acadêmicos da disciplina de estágio supervisionado experimentar a função de administrador e gestor de um evento, para posteriormente documentar, analisar e compartilhar as práticas, resultados e

 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO