REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de Ginástica Artística

Aládia Rodrigues Medina, Pedro Teotônio Lebron de Oliveira Silva, Gabriel Rodrigo Silva de Carvalho

Resumo


O artigo "Fatores motivacionais dos alunos e avaliação da qualidade de aulas online de ginástica artística" aborda a importância de compreender os fatores que motivam os alunos durante aulas online de ginástica artística, bem como a avaliação da qualidade dessas aulas. A ginástica artística é uma disciplina que requer alta motivação e engajamento dos alunos para alcançar o sucesso. Com o aumento das aulas online devido a diversos fatores, incluindo a pandemia de COVID-19, é crucial entender como os alunos são motivados e como a qualidade das aulas online é percebida por eles. Este estudo tem como objetivo investigar os fatores motivacionais dos alunos em relação às aulas online de ginástica artística e avaliar a qualidade percebida dessas aulas. Analisa diferentes fatores motivacionais, como a qualidade técnica do treinador, o feedback recebido, a interação social durante as aulas e a eficácia das instruções fornecidas. Além disso, são considerados aspectos relacionados à qualidade das aulas online, como a clareza das instruções, a facilidade de acesso aos recursos necessários e a capacidade de manter os alunos engajados durante toda a sessão. Uma pesquisa mista foi realizada, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Questionários foram distribuídos para os alunos, visando avaliar sua motivação para participar das aulas online, enquanto entrevistas foram conduzidas para aprofundar a compreensão dos aspectos qualitativos relacionados à experiência dos alunos. Participaram do estudo 39 crianças e adolescentes de ambos os sexos (3 meninos e 36 meninas), com faixa etária entre 6 e 14 anos, integrantes de dois centros de treinamento de GA localizados em Belo Horizonte. Como critério de inclusão, os voluntários deveriam estar participando regularmente das aulas online de GA por, pelo menos, um mês. O principal resultado do presente estudo foi que a “competência esportiva” consistiu no fator de motivação de maior importância para a prática online de GA para as crianças e adolescentes envolvidos no treinamento da modalidade ou que participavam da escolinha de esportes. Outro resultado relevante foi que as aulas online de GA atenderam às expectativas de qualidade, uma vez que mais de 75% dos voluntários avaliaram com as maiores pontuações as cinco dimensões investigadas (satisfação com o treinamento; aprendizagem de habilidades; impacto no desempenho e no condicionamento físico; impacto na saúde e no bem-estar; comunicação efetiva entre professor e aluno). O artigo destaca a importância de considerar os fatores motivacionais dos alunos e a qualidade das aulas online de ginástica artística para promover um ambiente de aprendizado eficaz e satisfatório. Conclui-se que, embora as aulas online de ginástica artística possuam vantagens em termos de conveniência e acessibilidade, é crucial considerar e abordar os fatores motivacionais dos alunos para garantir uma experiência satisfatória e eficaz. Isso pode incluir estratégias para promover a interação social, fornecer feedback personalizado e manter um alto padrão de qualidade no conteúdo das aulas.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO