Ginástica na escola: Uma análise a partir dos periódicos da área de Educação Física
Resumo
O artigo “Ginástica na escola: Uma análise a partir dos periódicos da área de Educação Física” trata-se de um artigo que tem como tema central a análise da atual situação da ginástica nas escolas, além de sua ausência na atual grade curricular na educação física escolar, buscando procurar o motivo principal para isso, se é falta de preparo dos profissionais, ou da falta de conhecimento por parte dos mesmos sobre o tanto que essa atividade agrega na educação física escolar. A pesquisa tem como objetivo analisar a produção académica sobre ginástica na escola e identificar o tratamento teórico que tem sido dado a este tema no ambiente escolar. Foi realizado por um método qualitativo, sendo escolhidos 20 artigos no total, mas sendo usado apenas 9 para fazer parte do texto e buscando entender e analisar o motivo da difícil adesão da ginástica nas escolas. Foram colocados como principais motivos o declínio da prática da ginástica a falta de infraestrutura nas escolas, além da falta de conhecimento sobre formas de aplicar a ginástica no meio escolar mesmo com a falta de estrutura e material, mostrando descaso por parte da instituição em investir para a melhoria de condições para a prática da ginástica. Foi constatado que a ginástica escolar é aplicada por meio de conteúdo escolar, aquecimento corporal, conteúdo pedagógico, ginástica geral, formação de professores e a Educação Física escolar, sendo voltada principalmente ao condicionamento físico. O artigo tendo como um dos principais motivos ajudar os professores a entenderem como podem aplicar a ginástica além do só condicionamento físico, encontrado outras possibilidades que a ginástica possa ser trabalhada.
Texto Completo: PDF