REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Ginástica vai à escola

Aládia Rodrigues Medina, Lorraine Oliveira de Jesus, Raafaela Vitória Pontes Fagundes

Resumo


Neste texto temos como tema a ginástica nas escolas, foi feita a pesquisa em Campinas (São Paulo), pelos autores Schiavon, Laurita e Nista-Piccolo Vilma L. O foco principal é a falta de informação/esforço mediante as aulas ministradas em ambiente escolar, de acordo com as possibilidades reais apresentadas pela maioria das escolas. Em nosso artigo o objetivo é expor a falta de comprometimento dos educadores físicos, os profissionais acabam mostrando bastante dificuldade em visualizar as modalidades e possibilidades da Ginástica para o desenvolvimento motor de seus alunos .O profissional da educação física acaba moldando as modalidades da Ginástica apenas para o lado competitivo, desfocando assim das outras possibilidades. Por exemplo: Salto, rolamento, parada de mãos, etc. Atividades que fazem parte da Ginástica. Quando deixam de ensinar os alunos perdem. Perdem a capacidade de evoluir o equilíbrio, mobilidade, flexibilidade, autoconfiança,etc. A ginástica artística (GA) e Ginástica Rítmica (GR) pode favorecer a criação de projetos de extensão, com o objetivo de oferecer aos graduandos uma oportunidade de aprender como ensinar a GA para crianças. Para a coleta de dados foram usados duas maneiras sendo de forma direta e indireta, as técnicas utilizadas na pesquisa de campo ( questionários, avaliações, assessoria pedagógica, observações e entrevistas) junto com outros tipos de contato com os professores, serviram para ver de fato as reais dificuldades dos professores. Após a análise dos dados têm se as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na aplicação da GA nas escolas, sendo muitas vezes apontada como fator principal a questão dos materiais ou até mesmo a falta deles, mesmo a falta deles tornando o cotidiano do profissional mais difícil não é um fator principal, deixando então perceptível na pesquisa que é mais importante resolver a questão do aprendizado a falta de materiais. A pesquisa tinha o foco em profissionais da Educação Física que atuam nas escolas, sendo importante o contato com esses profissionais pois foi a partir dele que percebemos o quanto nos afastamos da realidade vivenciada por eles nas escolas e que não basta os profissionais terem conhecimento sendo que muitas vezes as escolas não possuem os materiais necessários. As modalidades gímnicas por não serem tão comuns quanto as outras faz com que os profissionais tenham um maio nível de dedicação, fazendo com que os profissionais sempre estejam buscando mais conhecimento e procurando evoluir mais. Podemos concluir que a falta de conhecimento das modalidades de Ginástica vem se passado de gerações. Onde quero chegar: Antigamente os professores, pais, mídia, não divulgava muito sobre o assunto, fazendo com que a escola ou a si mesmo, cortasse as asas para possibilidades de ensinar algo novo .Portanto, quando deixamos de passar informações funcionais para crianças e/ou adolescentes, deixamos de dar esperança para um futuro melhor.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO