RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ensino dos fundamentos manejo de corpo e drible do basquetebol em uma escola de Belo Horizonte
Resumo
Este texto relata a experiência de uma prática pedagógica desenvolvida em uma Escola de Belo Horizonte, para uma turma de alunos com idades entre 14 e 53 anos. A aula focou no ensino dos fundamentos do basquetebol, especificamente manejo de corpo e drible. Utilizamos métodos de ensino global recreativo, analítico e global de confrontação para avaliar a execução dos exercícios de forma lúdica e técnica. Os recursos materiais incluíram 2 bolas, 4 cones e 5 bambolês. A atividade foi dividida em três partes: introdução e explicação, exercícios de aperfeiçoamento e jogo de basquete. Este relato discute as dificuldades e facilidades encontradas, a participação dos alunos e a importância dessa experiência para nossa formação pessoal e acadêmica. A justificativa para a escolha deste tema é a importância de desenvolver habilidades motoras e técnicas nos alunos através do esporte, promovendo saúde, integração social e aprendizado. Os objetivos do trabalho incluem desenvolver movimentos corporais que facilitam a aprendizagem dos fundamentos do basquete, estimular a progressão com a bola na direção pretendida e desenvolver movimentos de mudança de direção e controle de bola. Metodologicamente, a pesquisa foi qualitativa, descritiva e exploratória, com foco na observação e avaliação individual e coletiva dos alunos durante as atividades propostas. A diversidade de idades apresentou um desafio inicial, pois exigiu adaptações para atender às diferentes capacidades físicas e níveis de entendimento dos alunos. Dificuldades incluíram a gestão da diversidade etária e a adaptação das atividades para diferentes níveis de habilidade. Por outro lado, a motivação e a participação dos alunos foram notáveis, mostrando entusiasmo e empenho em aprender. A primeira parte da aula envolveu uma apresentação inicial e explicação sobre o manejo de corpo e drible. Formamos uma roda com todos os alunos e iniciamos uma dinâmica onde um aluno driblava a bola até outro sem poder sinalizar, apenas indo em sua direção. Essa atividade serviu para quebrar o gelo e preparar os alunos para os exercícios seguintes. Na segunda parte, realizamos cinco exercícios para aperfeiçoar os fundamentos: Bola dentro do bambolê: dois alunos defendiam a bola enquanto três tentavam pegá-la, praticando manejo de corpo. Corrida com salto: os alunos corriam até o meio da quadra, saltavam e voltavam correndo de costas. Deslocamento entre cones: os alunos se moviam em um pé só até um cone, corriam de costas até outro e lateralmente até os dois últimos cones. Drible dentro dos bambolês: driblavam a bola dentro de bambolês dispostos no chão. Drible em duplas: os alunos se deslocavam por toda a quadra driblando a bola para o parceiro. A terceira parte consistiu em um jogo de basquete, dividido em dois times, com duração de 5 minutos, onde observamos a aplicação dos fundamentos ensinados. A experiência vivida foi de grande importância para nossa formação pessoal e acadêmica. Aprendemos a adaptar o ensino para atender a diferentes necessidades, desenvolvemos habilidades de liderança e aprimoramos nossa capacidade de avaliação crítica. Os valores de cooperação, respeito e dedicação foram reforçados ao longo da atividade. Acreditamos que essa experiência enriquecerá nossa carreira profissional, proporcionando-nos ferramentas valiosas para enfrentar os desafios do ensino de educação física e esportes.
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