RELATO DE EXPERIÊNCIA: aprendizagem do manejo de corpo e drible no basquetebol
Resumo
Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para um grupo de dez participantes adultos em um Parque Municipal de Belo Horizonte. O objetivo foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, a aula teve duração de 60 minutos e foram utilizados 6 bolas de basquete. Os fundamentos básicos selecionados para o grupo foram manejo de corpo e drible tendo como método de ensino a abordagem analítica, global recreativo e global de confrontação. Foi planejado cinco atividades práticas para aprimorar esses fundamentos, proporcionando aos participantes uma experiência prática e dinâmica. Durante a aula, os participantes foram guiados por instruções detalhadas sobre técnicas de manejo de corpo e drible, enfatizando a importância da coordenação e controle do movimento. Cada atividade foi projetada para desafiar os participantes a desenvolverem suas habilidades individuais enquanto trabalhavam em equipe.
Foi pensado uma atividade um jogo pré-desportivo com o objetivo mais lúdico proporcionando uma familiaridade com os materiais e com o espaço utilizado. Depois foi realizados atividades de coordenação, agilidade e atenção, e no final, para consolidar o aprendizado e promover a aplicação prática dos conceitos abordados, organizamos um jogo 5x5 de acordo com as regras oficiais do basquete. Isso permitiu que os participantes experimentassem situações de jogo real, aplicando os fundamentos aprendidos durante a aula. O jogo também incentivou a comunicação, a tomada de decisões rápidas e a cooperação entre os participantes. Alguns dos problemas encontrados foram as marcações da quadra que estavam desgastadas dificultando a identificar as limitações. Outro problema foi a quadra ser descoberta causando um leve desconforto por conta do sol e do calor, mas o planejamento da aula foi bem pensado em facilitar a adaptação. Então a execução da aula cumpriu o tempo previsto sem problemas, com os participantes motivados em querer aprender, facilitando a organização e a comunicação. No geral, a aula proporcionou uma experiência educativa e divertida, onde os participantes puderam não apenas aprender os fundamentos do basquete, mas também desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe. O ambiente ao ar livre do Parque ofereceu o cenário ótimo para a prática esportiva e a interação social, contribuindo para uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Essa experiência foi bem marcante, dando mais autonomia e confiança para colocar em prática o que aprendemos nas aulas e enriquecendo e transformando de forma positiva nós acadêmicos em bons profissionais.
Texto Completo: PDF