RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ensino dos fundamentos drible, passe/recepção do basquete
Resumo
Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de vinte alunos convidados pelos estudantes de Educação Física que ministraram a aula de basquete. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática de 60 minutos, 04 bolas de basquete e 04 cones. Importante relatar que a aula ocorreu com supervisão de um professor de Educação Física. Os fundamentos básicos selecionados para o grupo foram drible, passe e recepção tendo como método de ensino a abordagem analítica, global recreativo e global de confrontação. Antes de evidenciar nossa experiência em quadra, vale ressaltar o grande impacto de cada fundamento ensinado na aula e contextualizar sua importância dentro do jogo de basquete. Drible: O drible é a ação de impulsionar a bola repetidamente no chão enquanto o jogador se move pela quadra. É fundamental para avançar no campo, criar espaços e desequilibrar a defesa adversária. Passe: O passe é a ação de mover a bola entre os jogadores de uma equipe, sendo essencial para manter a posse de bola e criar oportunidades de ataque. Recepção: A recepção refere-se à capacidade do jogador de receber o passe de maneira eficaz, controlando a bola rapidamente para dar continuidade ao jogo. A experiência de ministrar a aula de basquete foi de extrema relevância para a nossa formação acadêmica, pois proporciona uma série de valores e conhecimentos. Ao liderar a aula, desenvolvemos a capacidade de comunicar, liderar e organizar. Além disso, a interação com os participantes promove a empatia, o respeito e a capacidade de adaptação a diferentes situações. Ministrar as aulas de basquete não apenas amplia o repertório técnico e pedagógico, mas também fortalece aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Texto Completo: PDF