REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIAS: ensino dos fundamentos drible, passe/recepção do basquete

Flavia Temponi Goes, Gabriel Rosa SILVA, Henrique Silva Biagini LOPES, Jean Carlos Oliveira Rodrigues De MORAES, João Victor Arrudas Albuquerque DOS SANTOS, Luis Gustavo Fagundes PEREIRA, Nádia de Fátima Rosa SILVA, Vinicius Silva DE CARVALHO, Vítor Henrique Bauer DE OLIVEIRA

Resumo


Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de vinte alunos convidados pelos estudantes de Educação Física que ministraram a aula de basquete. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática de 60 minutos, 04 bolas de basquete e 04 cones. Importante relatar que a aula ocorreu com supervisão de um professor de Educação Física. Os fundamentos básicos selecionados para o grupo foram drible, passe e recepção tendo como método de ensino a abordagem analítica, global recreativo e global de confrontação. Antes de evidenciar nossa experiência em quadra, vale ressaltar o grande impacto de cada fundamento ensinado na aula e contextualizar sua importância dentro do jogo de basquete. Drible: O drible é a ação de impulsionar a bola repetidamente no chão enquanto o jogador se move pela quadra. É fundamental para avançar no campo, criar espaços e desequilibrar a defesa adversária. Passe: O passe é a ação de mover a bola entre os jogadores de uma equipe, sendo essencial para manter a posse de bola e criar oportunidades de ataque. Recepção: A recepção refere-se à capacidade do jogador de receber o passe de maneira eficaz, controlando a bola rapidamente para dar continuidade ao jogo. A experiência de ministrar a aula de basquete foi de extrema relevância para a nossa formação acadêmica, pois proporciona uma série de valores e conhecimentos. Ao liderar a aula, desenvolvemos a capacidade de comunicar, liderar e organizar. Além disso, a interação com os participantes promove a empatia, o respeito e a capacidade de adaptação a diferentes situações. Ministrar as aulas de basquete não apenas amplia o repertório técnico e pedagógico, mas também fortalece aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.                            


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO