RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: o ensino dos fundamentos drible, arremesso e rebotes do basquetebol em uma escola
Resumo
Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de trinta alunos de doze anos do Ensino Fundamental de uma determinada Escola em Belo Horizonte. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática de 50 minutos, 4 bolas de basquete, 9 bambolês, 4 cones grandes, 14 cones pequenos e 1 fita crepe. Importante relatar que a aula ocorreu com supervisão de um professor de Educação Física. O fundamento básico selecionado para o grupo foi drible, arremesso e rebote tendo como método de ensino a abordagem analítica e global recreativo. Houve facilidade para acessar a escola, como também o ambiente e espaço que a escola propôs, ou seja, uma quadra em boas condições com marcações e cestas em boas condições de uso e proporcionou todos os materiais necessários para a prática, materiais estes muito bem conservados e em condições de uso. Toda essa estrutura e disponibilidade de materiais possibilitou uma excelente prática no aprendizado e fornecendo experiência tanto para nós estudantes de Educação Física tanto para os alunos participantes que ficaram muito gratos pela aula de basquete concedida. Tivemos dificuldade no início para dividir a turma que era composta por 30 alunos. Os alunos possuíam muita hiperatividade, brincando durante a execução da atividade. Concluímos que o trabalho de campo foi uma experiência muito relevante acadêmica e também profissionalmente, pois durante todo o período de atividade prática tivemos um contato direto com os alunos, e também contamos com a supervisão do professor responsável pela turma ao qual tivemos tal atividade em conjunto, e posteriormente esse mesmo professor elogiou bastante nossas atividades como planejamento, vocabulário e assertividade para explicar o que seria realizado e a como ter feito a organização do grupo. Foi fundamental também, como experiência, o trabalho em equipe e a como se relacionar estando em grupo em momentos desconhecidos e desafiadores.
Texto Completo: PDF