REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

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RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: o ensino dos fundamentos drible, arremesso e rebotes do basquetebol em uma escola

Flavia Temponi Goes, Édina Christiane de Souza ALMEIDA, Nicoly Pereira Campos Garro BRITO, Raul FREDERICK, Felipe MENEZES, Bryan De PAULA, Italo Raydan, Sabrina SALUM

Resumo


Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de trinta alunos de doze anos do Ensino Fundamental de uma determinada Escola em Belo Horizonte. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática de 50 minutos, 4 bolas de basquete, 9 bambolês, 4 cones grandes, 14 cones pequenos e 1 fita crepe. Importante relatar que a aula ocorreu com supervisão de um professor de Educação Física. O fundamento básico selecionado para o grupo foi drible, arremesso e rebote tendo como método de ensino a abordagem analítica e global recreativo. Houve facilidade para acessar a escola, como também o ambiente e espaço que a escola propôs, ou seja, uma quadra em boas condições com marcações e cestas em boas condições de uso e proporcionou todos os materiais necessários para a prática, materiais estes muito bem conservados e em condições de uso. Toda essa estrutura e disponibilidade de materiais possibilitou uma excelente prática no aprendizado e fornecendo experiência tanto para nós estudantes de Educação Física tanto para os alunos participantes que ficaram muito gratos pela aula de basquete concedida. Tivemos dificuldade no início para dividir a turma que era composta por 30 alunos. Os alunos possuíam muita hiperatividade, brincando durante a execução da atividade. Concluímos que o trabalho de campo foi uma experiência muito relevante acadêmica e também profissionalmente, pois durante todo o período de atividade prática tivemos um contato direto com os alunos, e também contamos com a supervisão do professor responsável pela turma ao qual tivemos tal atividade em conjunto, e posteriormente esse mesmo professor elogiou bastante nossas atividades como planejamento, vocabulário e assertividade para explicar o que seria realizado e a como ter feito a organização do grupo. Foi fundamental também, como experiência, o trabalho em equipe e a como se relacionar estando em grupo em momentos desconhecidos e desafiadores.


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ISSN 2179-1589

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