RELATO DE EXPERIÊNCIA: prática pedagógica de basquetebol para alunos do ensino médio de uma escola em Belo Hoizonte/MG
Resumo
Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de vinte e quatro alunos de dezoito a vinte anos do Ensino Médio da Escola localizada em Belo Horizonte. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática com duração de 60 minutos, 8 bolas de basquete, 4 cones e 3 bambolês. Importante relatar que a aula ocorreu com a presença de 7 estudantes/alunos do curso de Educação Física. Os fundamentos básicos selecionados para o grupo foram o drible, arremesso e rebote tendo como método de ensino a abordagem analítica, global recreativo e global de confrontação. Os materiais utilizados para a realização da aula foram fornecidos pela escola que estavam em boas condições e em quantidade ideal, a quadra disponibilizada tinha um bom tamanho que possibilitou a distribuição dos alunos de forma agradável. Nossa única dificuldade foi com a interação com os alunos no início da aula, pois muitos estavam tímidos e receosos de participar das atividades propostas, porém essa dificuldade foi deixada de lado ao longo do tempo, fazendo com que a aula tivesse um bom desenvolvimento e sendo uma experiência positiva tanto para os alunos quanto para os estudantes. Em resumo, a experiência da prática pedagógica desenvolvida para a turma de basquetebol da escola foi marcada pela eficiente metodologia, pela adequação dos materiais e pela superação das dificuldades de interação no início. Ao longo da aula, os alunos puderam aprender os fundamentos básicos do basquetebol usando métodos analíticos, recreativos e de confrontação. O resultado foi uma experiência enriquecedora para os estudantes e alunos, com os mesmos melhorando suas habilidades esportivas. Assim, esta abordagem não apenas ajudou os alunos a se tornarem mais próximos aos esportes, mas também enfatizou a importância da educação física como um meio de socialização e aprendizado.
Texto Completo: PDF