REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 10 (2024)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RELATO DE EXPERIÊNCIA: prática pedagógica de basquetebol para alunos do ensino médio de uma escola em Belo Hoizonte/MG

Flavia Temponi Goes, Ingrid Luiza Oliveira SALES, Isadora Carolline MOURA, Jorge Darque Da Rocha Junior, Maria Clara Rocha Reis, Paulo Eduardo de Oliveira Silva, Tiago de Lima Costa, Thalyton Patrick de Souza Silva

Resumo


Em atendimento a disciplina de Esportes coletivos: basquetebol, da faculdade Centro Universo Belo Horizonte, o presente texto relata a experiência de prática pedagógica desenvolvida para uma turma de vinte e quatro alunos de dezoito a vinte anos do Ensino Médio da Escola localizada em Belo Horizonte. O objetivo central foi vivenciar o ensino dos fundamentos básicos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem da referida modalidade esportiva. Para tanto, metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de selecionar as atividades pedagógicas tendo uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Além disso, foram disponibilizados uma aula prática com duração de 60 minutos, 8 bolas de basquete, 4 cones e 3 bambolês. Importante relatar que a aula ocorreu com a presença de 7 estudantes/alunos do curso de Educação Física. Os fundamentos básicos selecionados para o grupo foram o drible, arremesso e rebote tendo como método de ensino a abordagem analítica, global recreativo e global de confrontação. Os materiais utilizados para a realização da aula foram fornecidos pela escola que estavam em boas condições e em quantidade ideal, a quadra disponibilizada tinha um bom tamanho que possibilitou a distribuição dos alunos de forma agradável. Nossa única dificuldade foi com a interação com os alunos no início da aula, pois muitos estavam tímidos e receosos de participar das atividades propostas, porém essa dificuldade foi deixada de lado ao longo do tempo, fazendo com que a aula tivesse um bom desenvolvimento e sendo uma experiência positiva tanto para os alunos quanto para os estudantes. Em resumo, a experiência da prática pedagógica desenvolvida para a turma de basquetebol da escola foi marcada pela eficiente metodologia, pela adequação dos materiais e pela superação das dificuldades de interação no início. Ao longo da aula, os alunos puderam aprender os fundamentos básicos do basquetebol usando métodos analíticos, recreativos e de confrontação. O resultado foi uma experiência enriquecedora para os estudantes e alunos, com os mesmos melhorando suas habilidades esportivas. Assim, esta abordagem não apenas ajudou os alunos a se tornarem mais próximos aos esportes, mas também enfatizou a importância da educação física como um meio de socialização e aprendizado.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO