REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

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GINÁSTICA EM ACADEMIA: Hidroginástica e Aquacross

Aída Linhares Barboza, Ana Paola Coelho Ferreira, Gabrielle Carvalho Santa Bárbara, Grasielen Nascimento Nascimento, Heitor Pereira Pereira, Leonardo Nascimento Morais Pinheiro, Luan Veloso Dias Nunes, Maria Vitória de Oliveira Bernardes, Yuri Igor Julio

Resumo


O presente trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa e entrevista atendendo a proposta de VT da disciplina de Estágio Supervisionado 4 do Bacharelado. As entrevistas ocorreram nas academias das regionais de Belo Horizonte e grande BH. Tendo como objetivo levantar dados sobre as práticas de ginásticas coletivas mais vivenciadas pela população, nas diferentes faixas etárias e os motivos que levaram seus praticantes a escolha da modalidade. Em meio as modalidades mais praticadas de acordo com a tabulação dos dados, encontram-se em específico a Hidroginástica. Devido a sua praticidade de ser trabalhada, seja pelo espaço, pelo material necessário, ou seja, pelos resultados e benefícios em praticá-la, vista atualmente como método de condicionamento físico e modelagem estética, tem sido uma modalidade cada dia mais procurada em academias devido a sua diversificação do meio em que é realizado. Partindo deste resultado, houve uma pesquisa sobre esta modalidade e verificou-se a possibilidade de ser uma prática vivenciada pelo grupo de funcionários do Centro Universo/BH, conscientizando-os da importância desta atividade física para qualidade de vida proporcionando ganhos positivos no âmbito social, físico e mental. Após a entrevista, com o resultado da pesquisa sobre a história e origem da modalidade, foram mostrados como é vivenciada, qual a infraestrutura para sua aplicabilidade, público-alvo e as possibilidades e dificuldades de implementação nos espaços da academia. Na sequência e finalizando a atividade de VT preparou-se uma aula para a vivencia junto aos funcionários do Centro Universo/BH.


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ISSN 2179-1589

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