REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DANÇA EDUCAÇÃO; O CORPO E O MOVIMENTO NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO: um convite à leitura do texto da autora Ida Mara Freire

ALÁDIA CRISTINA RODRIGUES MEDINA

Resumo


A dança e educação do corpo e do movimento estão interligadas. O artigo tem como objetivo refletir sobre a Dança-Educação envolvendo professores e pesquisadores do Brasil e Inglaterra evidenciando as diferentes formas de ensino entre os países. É através de relatos de experiência, pontuando como principais diferenças e formas, mas como sendo uma forma eficaz para demonstrar técnicas, coreografias e inspirar os alunos, pode perceber que a dança na Inglaterra não é apenas uma opção e sim inserida como matéria nas escolas e os professores têm uma preparação mais eficaz em relação ao Brasil, onde no Brasil existem várias razões pelas quais o ensino da dança no Brasil pode não ser tão levado a sério quanto deveria. Esse Trabalho, onde o objetivo foi fazer uma reflexão sobre a Dança-Educação, partindo de uma experiência intercultural, nos possibilitou perceber que um dos desafios para os professores no contexto britânico está em manter a dança como uma atividade curricular relevante e intensificar o seu desenvolvimento.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO