REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 9 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TREINAMENTO PRECOCE EM ESCOLINHAS DE FUTSAL

Ana Julia Pereira, Luiz Antonio Ribeiro

Resumo


O trabalho aborda a relação entre as metodologias de ensino e treinamento precoce em escolinhas de futsal, destacando a importância para o seu desempenho cognitivo, motor, físico, bem como sua relação positiva com os fatores sociais, familiar e bem-estar em geral. O estudo questiona que essa relação, desempenha um papel crucial no ensino do futsal respeitando os limites do aluno/turma, os diferentes estágios do desenvolvimento e habilidades esportivas. È observado que na maioria das escolinhas, estão preocupadas em especializar os alunos desde cedo, na formação do atleta, esquecendo que são apenas crianças que vieram com o objetivo de fazer amizade e aprender de uma maneira divertida.

 Alguns autores mencionados no estudo ressaltam que o “aprender brincando” é crucial para o desenvolvimento infantil defendendo a utilização de pequenos jogos que estimulam a compreensão das regras e técnicas do esporte do esporte, tornando o jogo lúdico, divertido e motivador paras as crianças mantenha o interesse e participem dos próximos treinos.

A escolha adequada do método de ensino é considerada como crucial, apresentando três modelos diferentes: parcial, global e misto, cada um com sua própria característica.  Destacando a decisão sobre qual método empregar deve ser guiado pela observação das necessidades individuais e coletiva da turma /aluno, com o objetivo de garantir sucesso em suas aulas, evitando a evasão no esporte. No atual estagio as crianças estão passando pela fase de desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, como salto, correr, arremessar e equilíbrio, especificando os fundamentos do futsal como passe, chute, mudança de direção, e dribles. 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO