REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 8 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Síntese do artigo EFEITOS DOS INTERVALOS DE APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS

Davi Oliveira Silva, Ingrid Serpa Rodrigues, Lucelia Lopes Oliveira, Tiago Costa Lima, Jorge Darque Junior

Resumo


 Muito se discute sobre a importância de se saber qual é a interferência do tamanho e da alocação dos intervalos de tempo de CR na aprendizagem motora. Por exemplo, tempos muito longos ou muito curtos de intervalo entre uma tentativa e a próxima surtem efeitos distintos na aprendizagem? Alocar esse intervalo igualmente antes ou depois do fornecimento de CR ou de forma concentrada em um desses intervalos surte efeitos similares na aprendizagem motora? Para investigar os efeitos dos intervalos de CR na aquisição de habilidades motoras, participaram do estudo 90 universitários divididos em 9 grupos. Destes 9 grupos, foram utilizados 3 intervalos intertentativas sendo eles 4,8,16 segundos, distribuídos em cada um dos grupos de forma concentrada no intervalo pré-CR ou no intervalo pós-CR, ou ainda, divididos igualmente entre esses intervalos. Os resultados apontaram que os intervalos intertentativas mais curtos demostraram efeitos positivos relacionados ao tempo de percepção, memória e até correção de erro, podendo ser planejada a próxima ação na aquisição de habilidades motoras. Os intervalos intertentativas mais longos já mostraram efeito de esquecimento.REFERÊNCIAVIEIRA,M.M.; UGRINOWITSCH, H.; LAGE, G.M.; BENDA,R.N. O efeito dos intervalos de apresentação do conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.4, p. 683-91, out./dez.2011 



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO