REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – UNIVERSO BELO HORIZONTE, Vol. 1, No 8 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Efeito do nível de desenvolvimento em habilidades motoras fundamentais no desempenho de uma habilidade especializada

Nádia De Fátima Rosa Silva, Juliana Sampaio Cecccato, Jorge Darque Da Rocha Júnior, Alexander De Souza Gurgel

Resumo


Esta é uma resenhado artigo intitulado Efeito do Nível de desenvolvimento em habilidades motoras fundamentais no desempenho de uma habilidade especializada. Este artigo é de autoria de: Cicero Luciano A. Costa1*, Rodolfo N. Benda2, Cíntia O. Matos2, Paulo Felipe R. Bandeira3, Guilherme M. Lage2, Herbert Ugrinowitsch. O artigo aqui resenhado foi publicado no periódico Revista Motricidade, no ano de 2018, vol. 14, n. S1, pp. 31-39. Esse estudo tem como objetivo investigar quais os efeitos do nível de desenvolvimento em habilidades motoras fundamentais no desempenho de uma habilidade especializada. A fase das habilidades motoras especificas vai desde os 7 anos aos 13 anos, essa fase conhece como especializada a partir dos 14 anos e são modelos motores fundamentais maduros que foram aprimorados, adaptados e combinados as necessidades. Foram utilizados para o teste 46 sujeitos destros, de ambos os sexos, que não participavam de treinamentos na mobilidade de Voleibol, com idades de 9 a 10 anos para avaliar a maturidade nas habilidades no nível desenvolvimento para a prática esportiva do Saque para cima de Voleibol. Com a autorização dos pais iniciam as avaliações, analisando os comportamentos e componentes da habilidade individual na força dos braços, tronco, pés e pernas para o arremesso por cima do ombro, e para efeitos de classificação foi necessárias 3 repetições propondo acertar as devidas demarcações na quadra de Vôlei com a rede em uma altura de 1.85 que a partir das filmagens dos estudantes executando as habilidades motoras pudessem avaliar os grupos. A formação de grupos para considerar a maturidade dos estudantes os que foram considerados maduros (GM) possuíam maturidade suficiente em cada habilidade executada e no grupo com menor maturidade (GNM) não executava por completo. Gráfico mostra a diferença no nível de desenvolvimento motor e resultado obtido na figura 1 Legendas: (P) Posição inicial: (LB) Lançamento da bola (AB) Ataque a bola Grupo Maduro (GM) Grupo não maduro (GNM) Tabela 1 Medidas e desvios padrão das fases do saque e encore de precisão. Como pode se observar na comparação de patrão de saque entre eles. O GM obteve melhor resultado em porcentagem nas classificações: regular bom e excelente e por sua vez o GNM obteve mais que o dobro em percentual na classificação insuficiente. O gráfico acima apresenta a diferença em% do padrão de saque entre eles. Sendo que na associação entre habilidades motoras fundamentais e o padrão de movimento do saque. Em uma análise de regressão linear observou se que os componentes do braço de arremesso e do voleio no desempenho de padrão de movimento do saque. Por sua vez que as mãos do voleio mostram o efeito inverso. Os resultados indicam quanto importante é oferecer oportunidades para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais na fase infanto juvenil. Promovendo assim a superação da barreira de pró eficiência e a aprendizagem de habilidades mais complexas, destacando também que que não envolve somente a aprendizagem em um estágio mais maduro de habilidades, mas também no aumento da complexidade e habilidade, ajudando em uma melhora de aptidão física na fase adulta, determinado em uma vida mais ativa. Apresentando um melhor aprendizado em habilidades especializadas ao longo de sua vida. O presente estudo foi muito bom pois percebemos que trabalhado corretamente na escola, os benefícios serão vistos também em outras disciplinas, pois o voleibol também contribui no desenvolvimento físico, afetivo, social e cognitivo, na aquisição de habilidades motoras, estimula satisfação e motivação dos alunos que praticam essa modalidade.



ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO